Espuma com areia chama atenção de moradores no canal 3, em Santos

Um trecho do Canal 3 em Santos, no litoral de São Paulo, chamou atenção de moradores ao ficar coberto por uma espuma com areia, nesta terça-feira (13). Segundo a prefeitura e os especialistas ouvidos, este fenômeno ocorre quando há ressaca – aumento do nível e agitação do mar.

A protética Walkiria Cardoso, de 49 anos, havia acabado de deixar o filho na creche e estacionou o carro na Avenida Washington Luís, no canal 3, para ir trabalhar. A espuma com areia chamou a atenção da mulher, que decidiu registrar o fenômeno por volta das 9h.

“Percebi que a maré estava alta e tinha algo diferente […]. A princípio, parecia uma espuma, era um cenário lindo e resolvi registrar porque sou apaixonada pela minha cidade. Ao fazer [o registro] percebi que era areia”, contou Walkiria. Ela destacou que não sentiu nenhum cheiro ruim próximo ao canal 3.

Afinal, o que era?

A Secretaria de Meio Ambiente da cidade disse se tratar de floração de algas. O pesquisador, consultor e doutor em Ciência Ambiental, Renan Ribeiro, explicou que o fenômeno citado pela pasta acontece quando há uma grande quantidade de microalgas nas águas.

“É bem comum acontecer em lagos. Quando a gente vê aquele lago bem esverdeado, é porque tem uma floração de algas”, explicou Ribeiro. O biólogo marinho Eric Comin acrescentou que este fenômeno pode causar espuma, mas, para ele, não foi o caso no canal 3.

Espuma com areia cobre trecho do Canal 3, em Santos (SP) (Foto: Walkiria Cardoso)

Os especialistas afirmaram à equipe de reportagem que acreditam que a espuma com areia foi causada pela ressaca. De acordo com eles, a areia acaba ficando em suspensão, enquanto a espuma é formada pela agitação do mar na superfície.

“O mar fica batendo na praia, nas rochas e remove uma camada de gordura, que muitas vezes está na costa e nas praias, gerando essa espuma”, disse Comin.

Quando a ressaca diminuir, Ribeiro explicou que o sedimento em suspensão vai assorear [encher o Canal de areia] e o órgão público terá que fazer uma limpeza no local.

A secretaria acrescentou, ainda, que a dinâmica deste tipo de ocorrência está associado aos eventos climáticos, como chuvas, ventos e ressacas. “Não há risco à população”, destacou a pasta.

Ressaca

Ressaca ‘engoliu’ faixa de areia e interrompe o canal de navegação no Porto de Santos, SP (Foto: Luciana Dreux)

O Serviço Meteorológico Marinho (SSM) da Marinha do Brasil emitiu uma previsão de ressaca na faixa litorânea entre Santos (SP) a São Mateus (ES). De acordo com o alerta, a expectativa é o trecho citado tenha ondas de direção sul a sudeste, de até 4 metros, entre 12 a 14 de agosto.

A Capitânia dos Portos informou que o Porto ficou com a navegação suspensa das 1h30 até 16h15, quando retomou com praticagem indireta – o prático fornece orientações e recomendações à tripulação do navio de forma remota, à distância, sem estar embarcado.

De acordo com a Prefeitura de Santos, não houve, até o momento, registro de danos estruturais causados pela ressaca no mar.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas