Um lobo-marinho foi resgatado em uma área próxima à balsa de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (28).
O animal estava magro e apresentando sinais de cansaço. Ele vai passar por um processo de reabilitação antes de ser devolvido ao mar.
Algumas pessoas viram o lobo-marinho em uma área de rochas perto da balsa e acionaram o Instituto Argonauta.
Uma equipe foi até o local e constatou que o animal era jovem e aparentava estar descansando. Apesar disso, o lobo-marinho estava magro, cansado e não respondia aos estímulos da equipe. O local onde ele estava também era perigoso por conta do alto tráfego de embarcações.
O lobo-marinho foi resgatado e encaminhado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização do Instituto Argonauta, em Ubatuba. Por lá, ele recebeu hidratação, suplementos e uma papa nutritiva.
De acordo com o Instituto, o animal já apresentou melhora no quadro clínico. O lobo-marinho está mais ativo e demonstra maior força muscular. Agora ele segue sendo monitorado até que apresente condições de ser devolvido ao mar.
Os lobos-marinhos-do-sul são mamíferos e habitam toda a costa do continente sul-americano. No Brasil, há uma incidência maior entre a costa do Rio De Janeiro e do Rio Grande do Sul. Na região, a maior parte da espécie busca alimentos, como camarão, lulas e peixes pequenos.
Fonte: G1