Um guarda-vidas temporário de 22 anos, acompanhado de dois ex-guarda-vidas, ajudou a salvar uma mulher que se afogava na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, no litoral de São Paulo. A vítima foi socorrida e levada de volta à faixa de areia. Ela passa bem.
Walter dos Santos contou que estava no cadeirão, na altura da Rua Frei Gaspar, com outro colega, quando notou o desespero da vítima na água. O salvamento ocorreu por volta de 13h30.
“A população também começou a acenar, de imediato eu já entrei na água junto com o apoio de dois guarda-vidas, que estavam lá de folga. Eles eram ex-guarda-vidas, quatro anos atrás, não são mais”, disse o jovem.
A mulher, que aparentava ter entre 30 e 40 anos, estava em nível 1 de afogamento, isto é, apenas com tosse. Ela foi avaliada e liberada ainda no local. Walter apurou que ela era moradora de São Paulo e estava na praia sozinha.
Dicas de segurança
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), há uma série de orientações para banhistas evitarem acidentes nas praias. Confira abaixo:
- prefira praias protegidas por guarda-vidas;
- não mergulhe em áreas que tenham a placa de perigo;
- evite o comportamento inadequado, respeite o mar;
- em caso de ingestão de bebidas alcoólicas, não entre no mar;
- em caso de dúvidas, fale com o guarda-vidas responsável pelo local;
- curta a praia com cuidado, respeite as orientações do GBMar.
Fonte: G1