Orca é vista matando tubarão branco na costa sul-africana; assista ao vídeo

Em um momento inédito, em menos de dois minutos uma baleia orca atacou e se alimentou de parte de um grande tubarão branco na costa da África do Sul, com câmeras em barcos que passavam pelo local registrando tudo. Especialistas dizem que o evento, que ocorreu na costa de Mossel Bay, oferece novos insights sobre o comportamento predatório das orcas.

Embora orcas já tenham sido documentadas caçando tubarões, golfinhos e até outras baleias sozinhas, acredita-se que esta seja a primeira vez que uma orca solitária caçou o maior peixe predador do mundo.

“As baleias assassinas, ou orcas, geralmente se unem quando caçam, embora possam caçar solitárias. O aspecto incomum foi testemunhar Estibordo, a baleia assassina, caçando um tubarão branco sozinha e em um período de tempo notavelmente rápido”, disse ao The Guardian a Dra. Alison Towner, da Universidade de Rhodes, que liderou a pesquisa sobre a descoberta.

A baleia “agarrou a barbatana peitoral esquerda do tubarão e avançou várias vezes antes de finalmente eviscerá-lo”, diz o relatório dos pesquisadores. Minutos depois, Estibordo foi vista com “um pedaço sangrento de fígado cor de pêssego na boca”. O ataque foi documentado por cientistas que observavam os animais e por turistas a bordo de outro barco que estavam indo fazer um mergulho em gaiolas de tubarões.

Orca é vista matando tubarão branco na costa sul-africana (Foto: Reprodução)

Os pesquisadores relatam que em todos os outros eventos registrados na região envolvendo orcas predando tubarões haviam de duas a seis orcas e normalmente duraram cerca de duas horas.

O pesquisador Primo Micarelli, da Universidade de Siena, que testemunhou o ataque, afirmou que apesar de sua admiração por estes predadores, está “cada vez mais preocupado com o equilíbrio da ecologia marinha costeira”.

Fonte: Um Só Planeta

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas