Marinha inicia a Operação Verão com o reforço de 600 militares na Baixada Santista

A Operação Verão 2022/2023 da Marinha na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, começou na quarta-feira (14) com o reforço de 600 militares, 20 embarcações e 20 viaturas, distribuídos ao longo da costa. A ação segue até o dia 15 de março.

O tema desse ano será ‘Navegue Seguro: a nossa melhor escolha’. A ação terá o objetivo de reduzir o número de acidentes de navegação e coibir atividades ilícitas que possam colocar a vida das pessoas em risco.

Segundo a Capitania dos Portos, serão intensificadas as ações de inspeção naval na áreas de concentração de pratica de esportes e lazer. Ainda de acordo com o órgão, estão previstas fiscalizações quanto a documentação e qualificação de habilitação ao mar em embarcações como lanchas e motos aquáticas.

Operação Verão terá reforço de  600 militares na fiscalização nas praias da Baixada Santista — Foto: Marinha do Brasil
Operação Verão terá reforço de 600 militares na fiscalização nas praias da Baixada Santista (Foto: Marinha do Brasil)

Durante a operação serão verificados a existência e validade de itens de segurança como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias, luzes de navegação, dentre outros aspectos relacionados à segurança da navegação. Os Inspetores Navais farão o uso de etilômetros [Instrumento utilizado na fiscalização de trânsito] a fim de coibir a condução de embarcações sob efeito de bebidas alcoólicas.

A Capitania dos Portos vai atuar em parceira com as prefeituras das cidades, guardas municipais, Policia Militar e Corpo de Bombeiros. No mês de janeiro será divulgado o balanço do primeiro mês de trabalho.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas