Uma equipe da Polícia Militar Ambiental Marítima resgatou seis tartarugas verdes (Chelonia Mydas) que estavam presas em uma armadilha em Cananéia, no litoral de São Paulo. De acordo com a polícia, a espécie está em alto risco de extinção e os animais foram imediatamente devolvidos ao habitat natural. Os infratores não foram encontrados.
As tartarugas foram localizadas em uma armadinha instalada no Mar de Dentro, na quinta-feira (17). De acordo com a PM Ambiental, os agentes faziam um patrulhamento de barco quando flagraram o cerco.
Ao se aproximarem do local, eles encontraram seis tartarugas presas. Imagens mostram a armadilha onde elas estavam e a soltura realizada pelos policiais militares.
“No interior da armadilha haviam seis tartarugas verdes, espécie vulnerável, com alto risco de extinção a médio prazo, conforme Decreto Estadual n° 63.853 de 2018”, esclareceu a Polícia Ambiental, por meio de nota.
A corporação ressaltou que resgates como estes ajudam a preservar as espécies marinhas. Segundo a Polícia, não há como afirmar o que seria feito com as tartarugas caso elas não tivessem sido resgatadas.
“Sabemos que há comércio ilegal da fauna silvestre, e também há caiçaras que acabam consumindo esses animais. Mas, o cerco é para peixes, e pode ser que as tartarugas entraram ali por engano e o pescador iria soltar quando as visse, mas não poderíamos deixá-las lá”.
A Polícia Militar Ambiental informou também que até o momento não foi possível identificar o responsável pela armadilha.
Fonte: G1