Baleias jubartes aprendem músicas “incrivelmente” complexas umas com as outras

Quem nunca se arrepiou ao ouvir o som emitido pelas baleias na forma de vocalizações, assobios e trinados? A forma com que elas se comunicam é fruto de várias pesquisas científicas. Entre as espécies, a jubarte se destaca pela capacidade de emitir padrões de música complexas. E monotonia não tem espaço na vida desses animais — um novo estudo mostra que elas gostam de variar o repertório e aprendem canções “incrivelmente complexas” de baleias de outras regiões.

“Isso realmente indica um nível de ‘transmissão cultural’ além de qualquer espécie não humana observada”, diz Jenny Allen, pesquisador da Universidade de Queensland e líder do estudo que mostrou como baleias jubarte da Nova Caledônia, território francês que compreende dezenas de ilhas no Pacífico Sul, podem aprender músicas de suas contrapartes da costa leste da Austrália com “notável precisão”.

Baleias jubartes aprendem músicas “incrivelmente” complexas umas com as outras (Foto: Reprodução)

“Descobrimos que eles realmente aprenderam os sons exatos, sem simplificar ou deixar nada de fora”, destaca em nota. O estudo analisou de perto os padrões de canto de baleias jubarte machos de cada região entre 2009 e 2015, para examinar como a cultura se transmite entre as populações. A complexidade das canções foi determinada medindo-se tanto o número de sons que as baleias faziam quanto a duração dos padrões sonoros.

A pesquisa é uma colaboração com a Opération Cétacés da Nova Caledônia e foi publicada em Scientific Reports. Ouça uma das cantorias aqui.

As descobertas apoiam a ideia de que as canções estão sendo aprendidas por baleias em rotas de migração compartilhadas, como a Nova Zelândia, ou áreas de alimentação compartilhadas, como a Antártica. “E a cada ano que os observamos, elas cantavam uma música diferente, o que significa que as baleias jubarte podem aprender um padrão de música inteiro de outra população muito rapidamente, mesmo que seja complexo ou difícil.”

Embora as baleias jubarte tenham sido recentemente retiradas da lista de espécies ameaçadas de extinção, o cientista diz que suas populações ainda precisam ser cuidadosamente gerenciadas, e essas descobertas podem ajudar. “Ter uma compreensão profunda de uma espécie é conhecido por melhorar muito a eficácia dos métodos de conservação e manejo”, afirma.

Fonte: Um Só Planeta

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas