A Prefeitura de Guarujá inicia nesta sexta-feira (25), a partir das 12 horas, a Operação Carnaval. O intuito é garantir a segurança de moradores e turistas que estarão na Cidade entre os dias de ponto facultativo, que começa nesta sexta e prossegue até 2 de março, Quarta-feira de Cinzas.
Devido ao aumento no fluxo de turistas em visita ao Município, o esquema de segurança e fiscalização será intensificado durante todo o período. A medida de planejamento integrado e estratégico reúne as forças de segurança preventiva da Prefeitura.
Neste ano, a Administração Municipal decidiu pela não realização do Carnaval no Município. Por isso, não haverá desfiles de blocos, bandas e escolas de samba. A medida tem caráter preventivo, com o intuito de desestimular eventos capazes de gerar grandes aglomerações, em função da pandemia.
Ao longo desses dias, em diversos pontos da Cidade, o efetivo da Prefeitura vai atuar no patrulhamento preventivo, fiscalização de trânsito, comércio ambulante irregular, perturbação do sossego, operação dignidade, fila da balsa e fluidez do tráfego nas entradas da Cidade.
Blitz Carnaval Consciente
A Prefeitura de Guarujá também realizará a ‘Blitz Carnaval Consciente’, na sexta-feira (25) e no sábado (26). Coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a ação será implantada na entrada principal da Cidade para a orientação de turistas quanto aos protocolos contra a covid-19, por meio de faixas e panfletos educativos. No primeiro dia, a iniciativa acontece das 13 às 17 horas. Já no segundo, das 9 às 17 horas.
Praias – Operação Verão de Fiscalização
Nas praias, desde 18 de dezembro do ano passado, vem acontecendo a Operação Verão de Fiscalização, responsável pelo ordenamento e por coibir irregularidades ao longo das orlas do Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada e Pernambuco. A fiscalização ostensiva segue até o Carnaval.
As ações consistem em orientações aos banhistas e comerciantes quanto às práticas não regulamentadas pelo Município, tais como vistorias em comércios/alvarás, paralisação de churrascos na faixa de areia e de atividades esportivas em horários não permitidos, proibições de animais e de montagem de tendas na areia, ambulantes irregulares e o uso de equipamentos sonoros, que é proibido na faixa arenosa, conforme estabelecido no Código de Posturas do Município
A fiscalização das praias reúne um efetivo de pouco mais de 200 agentes, entre fiscais municipais, agentes de saúde, guardas civis e policiais militares, além do apoio logístico, nos finais de semana, de varias secretarias municipais, fator essencial para um melhor resultado das ações realizadas.
A Operação Carnaval é uma realização da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), por meio das diretorias da Guarda Civil Municipal (GCM), Força-Tarefa, Trânsito e Transporte Público (Ditran) e Defesa Civil. A iniciativa conta ainda com o apoio da Fiscalização de Posturas e Comércio e da Polícia Militar.
Fonte: PMG