Uma ação retirou 112 quilos de lixo das praias de Santos, no litoral de São Paulo. Entre os resíduos recolhidos, na manhã do último sábado (30), estavam 1.400 bitucas de cigarros. Segundo a Prefeitura de Santos, a quantidade de restos de cigarros é ‘bastante expressiva’, porém, o volume de plásticos e isopor predomina no montante de lixo.
A atividade contou com 50 voluntários e foi concentrada na faixa de areia entre as praias da Aparecida e Ponta da Praia, e do costão de pedras até o ferry-boat [balsa]. A ação também seria realizada no mar, mas a remada para remoção de detritos foi suspensa, tendo em vista as condições adversas.
A ação de proteção dos oceanos é promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam), e contou com voluntários da instituição internacional Parley for the Oceans, institutos Mar Azul e Gremar, projetos Albatroz e Mantas do Brasil, e o Coletivo Jovem Albatroz.
A prefeitura destacou, por meio de nota, a importância das parcerias com outras instituições, já que sem elas o trabalho de conscientização, envolvimento individual e iniciativas como a limpeza da faixa de areia teriam resultados modestos.
Fonte: G1