O surfista australiano Jason Breen teve sorte dupla durante uma aventura no mar: ter sobrevivido ao impacto de uma baleia-jubarte e ter captado o momento em vídeo.
A cena impressionante aconteceu em Sydney nesta quarta-feira (25). Se fosse para checagem no VAR, a baleia provavelmente receberia cartão vermelho por buscar o contato com o surfista, que foi pego totalmente de surpresa.
Jason praticava wingsurfing – esporte em que o surfista segura uma asa semelhante a uma vela enquanto viaja em uma prancha pelo mar. Com uma câmera aclopada ao equipamento, ele esperava apenas guardar os momentos mais radicais, mas dentro de uma certa normalidade. Fato é que ele com certeza não imaginava o que estava por vir.
Absolutamente do nada e sem dar seta, a baleia pula e se choca com o homem de 55 anos, que é puxado para dentro da água em meio ao impacto. “Ela caiu, pousou direto em mim e ficou presa na minha corrente”, disse o aventureiro ao canal australiano 9News.
“Provavelmente, me arrastou de 6 a 9 metros para baixo, para ser sincero. Achei que iria morrer, então senti minha corrente quebrar e pensei: ‘Graças a Deus’ e subi ao topo.”
Jason Breen não sofreu nenhum ferimento grave no acidente aquático. O surfista acredita que se tratava de uma baleia filhote e acha que se ela fosse maior “teria sido despedaçado” pelo animal. As baleias-jubarte estão entre as maiores criaturas da Terra, podendo ter até 16 metros de comprimento e 40 toneladas.
Assista ao vídeo abaixo:
The scary moment a breaching humpback whale lands on a kitesurfer off Sydney's Northern Beaches on Oct. 25, 2023.
— Massimo (@Rainmaker1973) October 25, 2023
Jason Breen was out for his usual wing surf when out of the blue a baby whale breached.
Luckily, he resurfaced without any major injuries.pic.twitter.com/Rni6Owhlxp
Fonte: Monet