O verão começa nesta quarta-feira (21) às 18h48 com chuva fina em toda Baixada Santista, no litoral de São Paulo. A nova estação será influenciada pelo fenômeno La Niña e será marcada por variações de temperaturas e a presença de chuva leve a moderada.
De acordo com meteorologista Ana Maria Heuminski, o verão não será tão intenso quanto nos últimos anos na Baixada Santista. “As temperaturas devem ficar em torno de 24°C a 28°C e teremos dias nublados. A previsão de calor e muito sol deve aparecer mais para o meio da estação”, disse ela.
A especialista alerta que, a partir do dia 26 de dezembro, uma frente fria deve passar pela região trazendo uma queda de temperatura. “Estamos esperando chuvas volumosas e as temperaturas na casa dos 20°C”.
Para o início de 2023, os dias terão pancadas de chuva mais intensas e frequentes. “A previsão é de muita chuva já para o início de janeiro. Teremos uma concentração de 50% do total esperado para o período, o que já era previsto para essa época”, explica.
Mês a mês
Segundo a Defesa Civil do Estado, a Baixada Santista terá um janeiro de 2023 com chuva um pouco acima da média, atingindo 328,1mm. O mar tende a ficar mais aquecido e mais para o final do mês as temperaturas devem subir um pouco. A média para o mês será de mínima de 21°C e máxima de 30°C.
Para fevereiro, o calor deverá predominar em toda região, com as temperaturas um pouco acima da média, chegando aos 34,5 °C. O tempo ficará abafado em todo o litoral e as chuvas ficam um pouco abaixo da média, chegando aos 295mm.
Já para março, a previsão será de chuva dentro da média em todo o litoral do estado, atingindo 80,8mm. As temperaturas ficarão na casa dos 32°C em toda a Baixada Santista.
O verão termina às 12h33 do dia 20 de março de 2022, quando começa o outono.
Fonte: G1