A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, anunciou a implantação de 23 totens de monitoramento no município no segundo semestre de 2024. Os dispositivos devem ser instalados em áreas comerciais e turísticas e contam com estrutura blindada e câmeras 360°.
A nova ferramenta será custeada por meio de uma emenda parlamentar, proposta pelo deputado estadual Paulo Mansur, e disponibilizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) ao município. O investimento representa cerca de R$ 5 milhões.
Segundo a administração, a previsão é que os totens sejam instalados no segundo semestre. A liberação da emenda ainda aguarda os trâmites necessários de documentação, celebração de convênio e processo licitatório.
Os totens possuem conjuntos de câmeras que gravam e transmitem imagens em tempo real, permitindo um maior monitoramento da área até mesmo em longas distâncias. O equipamento conta também com análise inteligente de imagens, que pode detectar situações de risco e realizar o reconhecimento facial e de placas.
Os dispositivos são fabricados em estrutura blindada, que resiste ao disparo de arma de fogo, e possuem sistema de sirene e giroflex; botão de emergência; mensagens de áudios pré-gravadas. Entre as funcionalidades da ferramenta, está a detecção de aglomerações, invasões, circulação em áreas proibidas e de disparo de arma de fogo.
Fonte: G1