Uma tartaruga-verde foi salva por banhistas na Praia do Guaiúba, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Em entrevista nesta quinta-feira (10), a administradora de empresas Alexandra Balbino, de 44 anos, contou que estava indo praticar remo, quando avistou o animal. “Ela parecia bastante cansada e estava nadando em círculos”. Após ser resgatada, a tartaruga foi encaminhada ao Instituto Gremar.
Alexandra costuma praticar esporte naquela região com frequência, e disse que é comum tartarugas aparecerem naquela praia, próximo à Ilha do Mato. “Geralmente, elas mergulham quando passamos perto, e só voltam à superfície quando estão longe. Elas não deixam a gente se aproximar”, relata.
O que chamou a atenção da administradora de empresas nesta oportunidade foi o comportamento do animal. “Ela estava submergindo e voltando à superfície muito rápido, além de estar nadando em círculos”. Alexandra decidiu tentar se aproximar do animal para checar se estava tudo bem, e logo percebeu que realmente havia algo errado.
Ela colocou o animal em cima da prancha de stand-up paddle com a ajuda do namorado, e de pronto pediu para que ele acionasse o Instituto Gremar. “Quando ligamos, eles nos orientaram a levá-la para a sombra, e manter ela úmida até que eles chegassem”. lembra.
Alexandra relata a sensação de “dever cumprido”, após a experiência do resgate. “Faríamos novamente, e quantas vezes fosse preciso. Uma grande satisfação ajudá-la e ver ela viva”, conclui.
Em nota, o Instituto Gremar informou que o quadro da tartaruga ainda inspira cuidados, mas, dentro da condição em que foi resgatada, se encontra estável. Quando ela estiver saudável, o instituto irá conduzir o seu retorno ao mar.
Fonte: G1