O município de São Sebastião foi vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, em Campo Grande (MS), na categoria “Turismo de Base Comunitária: valorizando a cultura caiçara”.
O prêmio contempla iniciativas voltadas à sustentabilidade, ecoturismo, experiências, ética e responsabilidade social, com novas tendências para a indústria do turismo.
São Sebastião está sendo pioneira na região, pois o Turismo de Base Comunitária atua diretamente na capacitação das comunidades tradicionais, indígenas e artesãos, em busca de geração de renda e desenvolvimento econômico e social.
Este é o primeiro prêmio de Turismo Sustentável no país reconhecido pela OMT – Organização Mundial do Turismo. A iniciativa também será inserida no Mapa de Turismo Responsável do Ministério do Turismo como referência para outros destinos.
Foram 89 inscritos, sendo que 27 iniciativas se classificaram para a final, sendo avaliados nos critérios “Abordagem sistêmica em sustentabilidade”, “Turismo sustentável – relevância para o negócio + desenvolvimento local”, “Inovação” e “Abrangência do impacto e replicabilidade/escalabilidade”.
Turismo Sustentável e Social
Enaltecendo o Turismo Sustentável e Social no município, São Sebastião criou a primeira Lei de Apoio ao Turismo de Base Comunitária do Estado; realizou a capacitação “Turismo de Base Comunitária (TBC) – Orientador de Visita”, desenvolvida pelo SENAC; e apoiou o projeto Rota Caiçara, que consiste em um passeio de barco, com saída da praia de Boiçucanga, valorizando a cultura caiçara. O trajeto percorre ainda pontos como o cerco flutuante – onde é explicada a arte da pesca – e a Ilha dos Gatos.
O projeto conquistou o Prêmio Internacional Passaporte Aberto da Organização Mundial de Jornalismo de Turismo, na categoria Empreendedor Turístico Comprometido.
Além disso, a Prefeitura também apoia projetos como o Rota Caiçara da praia de Maresias; o grupo Fandango Aleluia; auxilia no desenvolvimento de roteiros turísticos com pontos de saídas dos Ranchos, como a Fazenda de Mexilhões da praia da Cigarras; e apoios culturais incluindo o Grupo Folia de Reis, Artesanatos identitários, Casa Caiçara, entre outros.
Fonte: PMSS – Fotos: Divulgação/PMSS