Nesta quarta-feira (30), é comemorado em São Sebastião o Dia Municipal do Turismo. No dia 1º de julho de 2022, o Prefeito Felipe Augusto sancionou e promulgou a Lei nº 2905/2022, instituindo no Calendário Oficial do Município a data comemorativa em celebração ao Dia Municipal do Turismo.
A data foi escolhida em comemoração ao dia em que o município, representado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), foi vencedor do prêmio Top Destinos Turísticos, recebendo o troféu de Tricampeão na categoria Turismo de Sol e Praia e de Campeão na categoria Turismo Gastronômico. A data também simboliza os demais prêmios e reconhecimentos que a cidade já recebeu, como o de Melhor Destino Colaborador; prêmio de Destino Empreendedor Turístico Comprometido, com o projeto Rota Caiçara; 2º lugar na categoria Melhor Proposta Turística, com o Festival Gastronômico Caiçara; e finalista como destino de Turismo Responsável, no prêmio Internacional Passaporte Aberto.
Além disso, São Sebastião é integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, classificado com a melhor posição, na categoria A; e possui excelente classificação da Embratur para participação de feiras internacionais de turismo, sendo o primeiro lugar na lista de feiras.
O município também recebeu o selo Safetravels por boas práticas contra a Covid-19 e foi a cidade com maior número de estabelecimentos cadastrados pelo selo turismo responsável do governo federal.
Para promoção do turismo no exterior, a SETUR realiza diversos Presstrips com profissionais da área. Em 2019 com uma comitiva canadense; em 2020 com jornalistas da América Latina; e em 2022 jornalistas argentinos conheceram São Sebastião e em agosto recebemos um congresso de jornalistas estrangeiros na cidade, reunindo cerca de 35 jornalistas de diversos países e outras 200 pessoas ligadas ao setor de comunicação, vindos da Argentina, Equador, Peru, Chile, Colômbia, Panamá, México, Costa Rica, República Dominicana, entre outros países. Essas ações resultaram no aumento de cerca de 40% de turistas estrangeiros visitando São Sebastião.
Além disso, a SETUR já marcou presença em mais de 90 feiras de turismo nacionais e internacionais, a convite do Governo do Estado de São Paulo e da Embratur (Governo Federal), apresentando as belezas naturais, a gastronomia, a cultura caiçara, os diversos atrativos turísticos da cidade, os materiais de Ecoturismo, Birdwatching, Reserva Indígena Rio Silveira, Visita Monitorada, Cartilha de Serpentes, Baleias, por meio das folheterias impressas e digitais (Turismo na Palma da Mão).
As folheterias estão disponíveis em mais cinco idiomas: Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Chinês, e são distribuídas periodicamente em feiras de turismo nacionais e internacionais, Embaixadas e Consulados, meios de hospedagem do Estado de São Paulo, além dos sete Centros de Informações Turísticas (CIT) de São Sebastião.
No Turismo de Natureza, foram investidos na estruturação de mirantes e trilhas (Ribeirão de Itú, Praia Brava de Boiçucanga, Trilha Maresias – Paúba e Trilha das 7 quedas).
“Hoje o município de São Sebastião tem muito o que comemorar. A data é um marco histórico e se consagra pelo reconhecimento de um Turismo com muito profissionalismo e seriedade, resultando em diversas ações que valoriza o sebastianense e o trade local, movimentando a economia e fomentando o setor turístico.”, ressaltou a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.
Confira as diversas ações e dados do Turismo de São Sebastião:
– Durante a temporada de verão, a população de São Sebastião triplica, havendo um crescimento na média dos números de Ocupação de Hotéis e Pousadas, chegando à 100% na alta temporada; e até 75% durante a baixa temporada. Contudo a Prefeitura de São Sebastiao intensifica os trabalhos e continua oferecendo a todos uma cidade limpa, organizada e segura.
– Aumento no número de hotéis no município: em 2017 eram aproximadamente 175 hotéis cadastrados no Cadastur. Em 2022 são mais de 284 estabelecimentos identificados.
– Arrecadação de mais 5 milhões ao ano de ISS (Imposto Sobre Serviços) das empresas vinculadas ao turismo, como de serviços de hospedagem, agências de turismo e guias de turismo.
– Aumento de cerca de 40% de turistas estrangeiros visitando São Sebastião.
– Aumento na adesão de meios de hospedagem que aceitam pets (estabelecimentos petfriendly). Essa crescente ocorre devido às campanhas feitas pela SETUR, como a realização de eventos petfriendly.
– Única cidade do estado de São Paulo contemplada pelo Projeto Orla, estabelecendo as ações que serão adotadas pelo município para a gestão da sua orla. Apenas 9 municípios brasileiros foram selecionados, baseados em destinos destaques no setor turístico do Brasil.
– 5 estabelecimentos locais inseridos no programa Rotas Gastronômicas, realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo.
– Projeto Visita Monitorada: atendeu mais de 8 mil alunos da rede pública e turistas – A visita é guiada pelos monitores e estagiários da SETUR, percorrendo pelos principais pontos turísticos e culturais do Centro.
– Incentivo, visitas técnicas, ações educativas e de conscientização para o Avistamento de Baleias em São Sebastião.
– Todos os Centro de Informações Turísticas (CIT) da cidade foram reformados e equipados (Juquehy, Cambury, Maresias, Balneário dos Trabalhadores, Rua da Praia e Rodoviária Municipal).
– Instalação de letreiros/ pontos de selfies na cidade (Rua da Praia, Enseada, Mirante da Figueira, Juquehy, Praia do Bora Bora, Rancho dos Pescadores em Boiçucanga, Pontal da Cruz, Barra do Una e Barra do Sahy).
– Instalação de diversas placas de informações turísticas com a tecnologia QR Code, na Igreja Matriz, Casa da Cultura, Capela São Gonçalo, Câmara Municipal, antiga Casa da Câmara e Cadeia, Cruzeiro e o Obelisco, o Praia Hotel e a Casa Esperança. Ao apontar a câmera do celular para o QR Code, é possível escutar a história do local visitado, proporcionando uma viagem pela memória caiçara e tendo informações na palma da mão.
– Mobiliários espalhados pela cidade com a logomarca do peixinho e o nome do bairro identificado na base.
– Investimentos em Capacitação e Treinamento: parceira com o Centro Integrado Profissionalizante (CIP) e SENAC – Cursos: Turismo Cultural, Marketing Turístico, Condutor de Ecoturismo e Aventura, Monitores, Atendimento e História da cidade.
– Investimentos via DADETUR – Obras: Ciclovia de Barra do Una a Jureia (Av. Magno Passos Bittencourt); Rua Bacuris e Av. Manoel Rebelo; Estruturação e Urbanização da Rua Sebastião Romão Cesar; Centro de Apoio ao Turismo Náutico, à Pesca e Comunidades Caiçaras). Recursos federais para a Reforma do Píer do Convento; e Construção do Mirante Brava do Guaecá e Enseada.
– Turismo de Casamento: Até 2019, foram autorizados e registrados cerca de 200 casamentos na praia. Somente no ano de 2022, 226 casamentos foram registrados no município. O segmento fomenta a economia local, abrangendo diversos setores como restaurantes, meios de hospedagem, produtoras de foto e vídeo, buffets, entre outros estabelecimentos. Dentre as praias mais procuradas pelos noivos amantes da natureza, estão: Arrastão, Cigarras, Barequeçaba, Toque-Toque Pequeno, Maresias, Boiçucanga, Cambury, Juquehy e Barra do Sahy.
– Cerca de 170 eventos de 2017 a 2022 (Carnaval, Festival Gastronômico Caiçara, Festa do Padroeiro, Festival Italiano, Festival São Sebastião Matsuri, Festival Americano, Festival Comida de Boteco, Arraiá Caiçara, São Sebastião Preta, Festival de Verão, Uma praia e um violão, entre outros.), aquecendo a economia local. Em média, os estabelecimentos participantes dos Festivais arrecadam cerca de 5 milhões ao ano; e o comércio e os estabelecimentos gerais, como hotéis, pousadas e restaurantes, arrecadam cerca de 80 milhões ao ano.
– Mais de 200 shows de bandas conhecidas nacionalmente e mais de 1000 shows de bandas locais, entre 2017 e 2022.
– Celebrações de Natal: programação descentralizada de Costa Sul à Norte do município, com Desfiles de Natal e chegada do Papai Noel, apresentações natalinas, Ônibus Iluminado de Natal, Casinhas do Papai Noel e decoração de Natal por toda a cidade.
– Réveillon: 8 locais contaram com o espetáculo pirotécnico e shows com Dj’s.
Centro (Rua da Praia), Arrastão, São Francisco, Enseada, Barequeçaba, Maresias, Boiçucanga e Barra do Una.
No site oficial do Turismo de São Sebastião você encontra tudo sobre as praias, hospedagens, restaurantes, ecoturismo, rotas, informações úteis, turismo cultural, folheteria online, notícias e muito mais. Acesse www.turismosaosebastiao.com.br.
Fonte: Marcus Vinicius Teixeira/PMSS