Um denso nevoeiro cobriu a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (2). Como reflexo, o maior Porto da América do Sul foi fechado para a entrada e saída de navios.
Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), o cais foi fechado às 17h15 por conta da baixa visibilidade causada pela neblina. A navegação foi liberada 21h40.
Nas imagens, é possível ver o forte nevoeiro cobrindo o céu santista. Há ainda o ‘antes e depois’ da cidade registrado na sacada de um apartamento no bairro Pompéia.
Neblina em Santos
Segundo o consultor em Climatologia, Astronomia e Geologia da ONG Amigos da Água, Rodolfo Bonafim, trata-se de uma ‘neblina sazonal’, ou seja, que ocorre todos os anos e é característica da própria estação. “É chamada neblina ou nevoeiro de mar”, explicou ele.
Bonafim acrescentou que a neblina em questão ocorreu devido à formação de uma ‘bolha de calor’ na região Centro-Oeste do país. Este fenômeno somado à umidade das frentes frias marítimas gerou o nevoeiro, ainda de acordo com o especialista.
Por fim, o consultor disse que a bolha de calor está mais intensa devido às mudanças climáticas “especialmente provocadas pelas queimadas e o desmatamento contínuo na região Centro-Oeste”. Bonafim pontuou que as frentes frias têm trajetória pelo mar, levando a umidade ao litoral.
Previsão do tempo
Conforme divulgado pelo Climatempo, nesta sexta-feira (2), a temperatura mínima será de 17°C, podendo chegar à máxima de 23°C.
No sábado (3), porém, o clima ficará mais quente. Ainda segundo o órgão, a temperatura máxima prevista será de 25°C.
Fonte: G1