A logomarca oficial de Santos, no litoral de São Paulo, do Bicentenário da Independência do Brasil foi lançada nesta quinta-feira (2) durante solenidade na Sala Princesa Isabel, no Palácio José Bonifácio, onde está situado o paço municipal. Dentro das comemorações da semana da Independência, a prefeitura retomará a visitação ao Palácio (confira mais informações abaixo).
De acordo com a prefeitura, o símbolo será usado nos documentos relacionados às celebrações dos 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil, que será comemorado em 7 de setembro de 2022.
Segundo divulgado pelo município, a arte foi desenvolvida pela Diretoria de Comunicação da Secretaria de Governo (Segov) e homenageia José Bonifácio de Andrada e Silva, considerado o Patriarca da Independência.
“José Bonifácio talvez seja o brasileiro mais importante da história do país. Ele influenciou D. Pedro I em relação à Independência e apoiava a abolição da escravatura muito tempo antes dela acontecer. Por isso ele nomeia uma escola municipal, o prédio do paço, e agora será homenageado com este selo”, disse o prefeito Rogério Santos, por meio de nota.
Na solenidade, também estavam presentes a vice-prefeita Renata Bravo, a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, a secretária de Educação, Cristina Barletta, o secretário de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz, o presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Luiz Dias Guimarães, representantes da Câmara Municipal e sete alunos do 5º ano da UME José Bonifácio, com dois professores, que realizaram uma visita guiada no prédio.
Santos lança logomarca oficial do Bicentenário da Independência do Brasil (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos)
Visitação Palácio
Na semana da Independência, a prefeitura retomará a visitação ao Palácio José Bonifácio (Praça Mauá s/n°, Centro), onde está situado o paço municipal. O projeto-piloto das visitas guiadas será realizado durante o feriado, de sábado (4) até terça (7), a partir das 14h, para grupos de até 15 pessoas (mediante agendamento).
As reservas gratuitas devem ser solicitadas pelo e-mail da Seção de Serviços Turísticos (sesetur@santos.sp.gov.br). De acordo com o município, o roteiro, com duração de uma hora, terá supervisão de guia de turismo e irá mostrar curiosidades do edifício inaugurado em janeiro de 1939. Entre os destaques estão o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, espaço que recebe eventos e solenidades da prefeitura, e a Sala Princesa Isabel, já utilizada como plenário da Câmara e que recentemente passou por restauração.
Além disso, o município informa que os visitantes poderão conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO). Conforme explica a prefeitura, o equipamento, instalado no embasamento do palácio, entrou em operação há um ano (11 de setembro de 2020) para a integração de serviços públicos e forças de segurança em prol do monitoramento da cidade.
Comissão do Bicentenário
Conforme explica a prefeitura, a Comissão Municipal do Bicentenário da Independência do Brasil foi criada em novembro de 2020 para planejar as ações, obras e eventos comemorativos à data em Santos, celebrada em 7 de setembro do próximo ano.
A Comissão é composta por representantes da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), secretarias de Cultura, Educação, Turismo e Gabinete do Prefeito; Instituto Histórico e Geográfico, Subseção de Santos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, Movimento Pró-Memória José Bonifácio e universidades.
Fonte: G1