Santos está entre as 16 cidades com maior desenvolvimento sustentável do Brasil, aponta estudo

O município de Santos, no litoral de São Paulo, está na 16ª posição no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR). O levantamento é feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que avalia os 5.570 municípios brasileiros, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN). O município santista estava na 21ª colocação no último levantamento, realizado em 2019.

Vista aérea de Santos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos/Anderson Bianchi
Vista aérea de Santos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos/Anderson Bianchi)

Para definir o desenvolvimento sustentável, o IDSC-BR considera indicadores sociais, econômicos e ambientais. A partir do cruzamento de mais de 100 dados públicos, Santos ficou com nota 63,12, resultado que deixou a cidade entre os 113 municípios brasileiros com notas entre 60 e 79,99, consideradas como de alto nível de desenvolvimento sustentável. Em primeiro lugar ficou São Caetano do Sul (SP), com 65,62.

Ações de educação ambiental contribuíram para Santos estar na 16ª posição do ranking — Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação
Ações de educação ambiental contribuíram para Santos estar na 16ª posição do ranking (Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação)

Segundo a prefeitura, Santos alcançou a posição principalmente pelo cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados como políticas públicas obrigatórias e permanentes até 2030, conforme pacto assinado por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Todas as nossas ações visam ao desenvolvimento sustentável, aliado à diminuição das desigualdades e à educação ambiental, porque acreditamos que não se pode pensar em desenvolvimento econômico e social dissociado da preservação. Ainda temos muito para trabalhar e alcançar as metas colocadas para 2030”, afirmou a prefeitura, por meio de nota.

Confira a posição de cada cidade da Baixada Santista no ranking:

  • Santos – 16ª
  • Praia Grande – 325ª
  • Peruíbe – 491ª
  • Mongaguá – 584ª
  • Cubatão – 640ª
  • Itanhaém – 809ª
  • Guarujá – 812ª
  • São Vicente – 1019ª
  • Bertioga – 1267ª

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas