A região norte da Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, teve a orla invadida pelo mar, entulhos e troncos de árvores. A Defesa Civil de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, está em estado de alerta sobre a ressaca que atinge a cidade nesta semana.
A Prefeitura de Ilha Comprida informou que o trecho da Ponta Norte da Ilha foi o mais atingido pela alta da maré e, por isso, está sendo monitorado. No entanto, além da ressaca, o município é atingido por rajadas de vento e chuvas.
A administração municipal informou que há dois pontos de alagamento no Balneário Araçá, no sentido do extremo Norte. Porém, não foram necessárias interdições de ruas ou casas.
Ainda segundo a prefeitura, os ventos chegaram a 35 km de velocidade nesta terça-feira (13) e reduziram a 23 km nesta quarta. O índice pluviométrico foi de 8,8 mm no início da semana.
Para controlar a situação climática e da maré em tempo real, a Prefeitura de Ilha Comprida firmou uma parceria com o Instituto Climatempo no início de 2023. O acordo é para monitoramento, prevenção e ação imediata, em caso de necessidade no município.
A previsão de chuvas fortes e contínuas no Vale do Ribeira e ressacas marítimas em todo o litoral paulista tinha sido divulgada por meio de um comunicado de alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Em Santos, a alta da maré cobriu parte dos pontilhões e da faixa de areia da cidade nesta terça-feira (13).
Fonte: G1