Uma ressaca atinge as praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, após a passagem de uma frente fria pela região. Nesta quinta-feira (29), a Defesa Civil de Santos emitiu um alerta para ressaca, com previsão de ondas que podem chegar a 3,5 metros. Imagens obtidas pela reportagem mostram ondas atingindo o calçadão da praia.
De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil de Santos e o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta alertam para ressaca entre esta quinta e sexta-feira (30). Segundo projeções do NPH, a altura das ondas deve ficar entre 2,3 e 3,5 metros.
Segundo a previsão, os principais picos de maré acontecerão por volta das 18h de quinta e 6h de sexta, ambos com alturas de 1,8 metro na orla e 1,9 metro no interior do estuário. Isso representa um aumento de 60 centímetros em relação à tábua de marés, o que determina o nível de atenção.
Em torno desses horários, há possibilidade de haver impactos em estruturas urbanas e alagamentos pontuais, pela maré, em áreas mais baixas do município, principalmente na Zona Noroeste.
A ressaca já era prevista para a região deste quarta-feira (28), segundo a meteorologista Doris Palma informou ao G1. Ela havia adiantado que, devido à frente fria associada a um ciclone extratropical, seguida de uma massa de ar polar, chuva, ventos fortes e ressaca poderiam causar alagamentos e fortes ondas.
Fonte: G1