Primeiro dia do ano tem 6 mortes por afogamento nas praias da Baixada Santista

O ano de 2025 começou com muitas ocorrências de afogamento nas cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. No primeiro dia do ano, seis pessoas morreram e uma desapareceu.

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), duas pessoas morreram em Peruíbe, três em Itanhaém e, em Bertioga, um banhista morreu e outro desapareceu.

Bertioga

O primeiro caso ocorreu nas primeiras horas de quarta-feira (1), na Praia de Riviera de São Lourenço, em Bertioga. Segundo o GBMar, Kelvin Alves de Moraes, de 19 anos, desapareceu no mar após cair de um colchão inflável por volta das 2h, após a virada de ano. Os bombeiros realizaram buscas e o corpo foi localizado na manhã desta quinta-feira (2).

Também em Bertioga, um adolescente de 16 anos desapareceu na região da desembocadura do Rio Guaratuba. Pedro Henrique Santos Alves, natural de São Paulo, estava no litoral com a família de um amigo da mesma idade.

Segundo a corporação, os adolescentes estavam com água na cintura, mas foram arrastados para o fundo por uma correnteza. Pedro começou a se debater e acenar, mas o amigo pensou que fosse brincadeira e só sinalizou por ajuda quando notou que era verdade.

O amigo conseguiu sair da água sozinho, mas Pedro começou a afundar na água antes que o guarda-vidas conseguisse alcançá-lo. A vítima desapareceu por volta de 9h45 e não foi mais vista. O GBMar segue com as buscas pelo adolescente.

Adolescente de 16 anos sumiu na região de desembocadura do Rio Guaratuba, em Bertioga (foto). (Foto: Arquivo Pessoal/Odirlei Alves)

Peruíbe

Duas irmãs, de 21 e 27 anos, morreram após se afogarem na Praia do Centro de Peruíbe. A equipe do GBMar foi acionada para a ocorrência por volta de 12h45 de quarta-feira (1), mas as jovens já tinham sido socorridas por outros banhistas quando os profissionais chegaram ao local.

De acordo com a corporação, Marcela Dias Nunes, de 21 anos, e Maria do Carmo Dias dos Santos, de 27, foram transportadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Peruíbe, onde as mortes foram constatadas. Elas eram moradoras de Santo André (SP).

Itanhaém

Em Itanhaém, uma jovem de 18 anos morreu após se afogar na Praia do Bopiranga por volta das 10h45 de quarta-feira (1). Ana Beatriz Farias da Costa chegou a ser resgatada por um guarda-vidas, recebeu manobras de reanimação cardiopulmonar na areia, e foi levada para a UPA de Itanhaém, onde teve a morte confirmada.

Menos de uma hora depois, outra pessoa morreu afogada na região do bairro Santa Cruz. De acordo com o GBMar, a vítima disse para familiares que iria nadar até uma ilha, mas desapareceu sem que ninguém visse ela entrar em processo de afogamento.

Um guarda-vidas realizou o resgate após ser informado sobre o afogamento por um surfista. A vítima passou por reanimação cardiopulmonar, mas teve a morte constatada ao chegar na UPA da cidade.

Mais tarde, por volta de 14h30 de quarta-feira (1), um homem morreu após desaparecer no mar da Praia no bairro Suarão. Segundo o GBMar, duas pessoas entraram em situação de afogamento e uma chegou a ser socorrida, mas a outra desapareceu e só foi localizada na manhã desta quinta (2), na Praia do bairro Satélite.

Corpo localizado

No último dia de 2024, dois jovens, de 23 anos, despareceram no mar da Praia do bairro Jardim Real, em Praia Grande (SP). No entanto, o corpo de Gabriel Felix Gomes Pedra foi localizado na quarta (1) e reconhecido pelo pai. Ele morava em Itaim Paulista (SP).

O GBMar segue com as buscas por Michel Caique Dionisio, de 23 anos, que morava em Americanópolis (SP).

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas