Um pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) ferido foi encontrado em uma praia de Guarujá, no litoral de São Paulo. Ao se depararem com o animal, na manhã deste domingo (17), banhistas acionaram o Instituto Gremar para realizar o resgate. O pinguim foi levado à sede do Instituto, medicado e permanece em observação.
O animal marinho encalhou na faixa de areia da praia do Guaiúba. O pinguim estava assustado, olhando os movimentos em volta dele e gritando.
De acordo com o Gremar, uma equipe foi até o local após ser acionada por um morador. Os profissionais constataram que o pinguim-de-magalhães estava encalhado. O animal foi imediatamente resgatado pela equipe e encaminhado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos. A ave recebeu atendimento médico e passou por diversos exames.
Segundo o Gremar, foram feitas coletas de exame de sangue, administradas medicações, e o animal marinho foi alimentado. O pinguim está alerta, porém, com algumas lesões pelo corpo.
A ave permanece em observação, pois está em processo de estabilização. Assim que estiver com a saúde estável, será realizado um exame de raio-x para avaliar se a ave sofreu fraturas.
O resgate foi possível graças ao Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que realiza o monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos, e necropsia dos animais encontrados mortos. O serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, sejam vivos, debilitados ou mortos, pode ser solicitado pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.
Fonte: G1