Parque Ecológico de Mongaguá é reinaugurado e aberto à população

O Parque Ecológico ‘A Tribuna’ está aberto ao público novamente. A Prefeitura de Mongaguá, por meio de diversas diretorias, concluiu a revitalização de um dos pontos turísticos mais importantes do município. A cerimônia de reinauguração do parque aconteceu nesta terça-feira (24), e marcou a reabertura do local, fechado desde 2020.

A solenidade contou com a presença do prefeito, Márcio Melo Gomes, do vice-prefeito, Rafael Redó, da diretora de Turismo, Maria Paula Koukdjian, do diretor geral, Douglas Guarnieri e do diretor de Obras Públicas, Ricardo Ferreira. A inauguração do parque marca uma das primeiras obras entregues em 2023.

O Parque Ecológico ‘A Tribuna’ fica localizado na Avenida Governador Mário Covas Júnior, 10.410, em Agenor de Campos. O ingresso, na íntegra, custa 8 reais, e a meia entrada (para estudantes e idosos acima de 60 anos) fica por 4. Crianças com até sete anos e pessoas com deficiência têm entrada gratuita. 

Reformas

As obras mais prioritárias para a reabertura do local foram iniciadas em junho de 2022. As pontes foram reconstruídas e a vegetação, recuperada. A área de passeio foi ampliada, contando agora com pisos intertravados. Além disso, os telhados do pavilhão de natureza e do aquário foram revitalizados, assim como a área de administração e a entrada, que recebeu nova iluminação. Todos os viveiros foram reformados e receberam novos guarda-corpos. O aquário teve seu telhado reformado e ganhou reforços em sua estrutura.

Dentre as novidades, estão o playground para crianças e novos viveiros – dois para aves, um para macacos-prego e outro para coelhos. O parque também contará com pinturas artísticas, em diversos pontos, e Meliponário — um abrigo para abelhas nativas, da espécie Jataí, que não possuem ferrão. 

Meio ambiente

Um dos principais objetivos do parque, agora repaginado, é tratar da causa ambiental. Foi feito um novo deck, cuja madeira é reaproveitada do mirante de Nossa Senhora. Além de um local de lazer para os visitantes, a estrutura será utilizada para educação ambiental, em parceria com a diretoria de Meio Ambiente.

De acordo com a diretora de Turismo, Maria Paula Koukdjian, a ideia é investir na educação ambiental, uma vez que o local é bastante procurado por visitantes. Ela ressalta que as equipes do Ibama e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente acompanharam o resultado das intervenções. “Como existem animais grandes aqui, é importante cumprir as normas”, completa. 

O Parque Ecológico ‘A Tribuna’ abriga mais de 150 animais silvestres. No local, estão animais que foram enviados pelo Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas), de Cubatão, ou por outras instituições, após serem resgatados.

Fonte: PMM – Fotos: Dyego Gonçalves/PMM

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas