O Pantheon dos Andradas, monumento em homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva, localizado no centro histórico de Santos, no litoral de São Paulo, foi restaurado e entregue nesta terça-feira (13), em comemoração aos 260 anos do nascimento do Patriarca da Independência. Com isso, o local voltou a ser aberto ao público.
A cerimônia de reinauguração reuniu autoridades, como o prefeito Rogério Santos e o secretário de Governo e Relações Institucionais Gilberto Kassab. A tataraneta de José Bonifácio, Graziela Andrada, também esteve presente.
Na solenidade, alunas da UME dos Andradas leram um poema, estudantes da UME José Bonifácio apresentaram um jogral e houve a apresentação da banda do 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL). O ato cívico se encerrou com deposição de flores e descerramento de placa no Pantheon dos Andradas.
Reforma
Segundo a Prefeitura de Santos, as obras eram necessárias para corrigir problemas decorrentes da deterioração, causada pela poluição do ar e de intervenções antigas.
A obra elaborada pelo arquiteto Ney Caldatto, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), incluiu a limpeza e o restauro conservativo de todas as estruturas do local, além da elaboração de uma escultura em bronze de José Bonifácio, na Praça Barão do Rio Branco, que também passou a integrar o Pantheon a partir da reforma.
O reparo, iniciado em junho de 2022, estava previsto para ser entregue até a comemoração do Bicentenário da Independência, no dia 7 de setembro de 2022. Entretanto, apenas a escultura foi concluída dentro do prazo estimado.
O projeto, em que foi investido R$1,5 milhão, foi custeado pela empresa Santos Brasil, que ficou responsável pela aquisição da escultura. O custeio corresponde a medidas compensatórias pelo funcionamento do Centro Logístico e Industrial Aduaneiro – Clia Santos.
O monumento que integra roteiro histórico do Centro Histórico de Santos completará seu centenário no dia 7 de setembro de 2023, um ano após o bicentenário da Independência do Brasil. A visitação gratuita acontece das 11h às 17h, de terça a domingo.
Fonte: G1