Um trabalho de revitalização acontece, desde o início de setembro, em duas salas do Outeiro de Santa Catarina em Santos, no litoral de São Paulo. A pintura e os desenhos originais do espaço, quase tão antigos quanto a construção, estão sendo trazidos de volta.
O monumento, que passou atualmente por reformas estruturais, é o marco da fundação da Vila de Santos e abriga um acervo fotográfico com fotos e negativos, originais e reproduções, que datam do final do século 19 até os dias atuais.
De acordo com a Prefeitura de Santos, o trabalho de revitalização altamente minucioso está sendo realizado pelas restauradoras de pintura Andreia Naline e Márcia Nicolau e inclui a raspagem das velhas camadas de tinta (todas de cal e algumas em cimento) com bisturi cirúrgico ou decapante químico, utilizado com muito cuidado para não danificar os desenhos já encontrados.
Segundo as artistas, a alteração urbana, sofrida com o passar dos anos e com o progresso, fez com que a pintura original do patrimônio fosse deteriorada. O maior objetivo é trazer de volta as características originais da pintura do imóvel.
“Estamos na fase de identificação de toda pintura original da sala. O que não conseguimos manter originalmente vamos, a partir dele, fazer a recomposição desses desenhos nas áreas perdidas, e refazer com a mesma técnica utilizada, toda a pintura original, com as mesmas cores e desenhos”, explicou Andréia Naline, por meio de nota divulgada pela prefeitura.
Para a realização de todas as etapas da requalificação das pinturas, serão necessários, segundo a prefeitura, em princípio, cerca de três meses de obras e um investimento de aproximadamente R$ 195 mil por parte da gestão municipal. O processo é gerenciado e fiscalizado pelo Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações (Siedi).
Fonte: G1