A Operação Verão 2022/2023 nas travessias litorâneas da Baixada Santista e Vale do Ribeira começa a partir da tarde de quinta-feira (22). Equipes do Departamento Hidroviário (DH) adotarão uma série de medidas para facilitar o acesso de passageiros, ciclistas, motociclistas e motoristas à balsa, como o embarque e desembarque simultâneos e a manutenção noturna dos equipamentos.
Segundo o DH, a operação inicia às 15h de quinta-feira e segue até as 9h de 27 de fevereiro de 2023. No período também será adotada a operação ‘Bate-Volta Vazia’, que busca mitigar a fila.
Em nota, o secretário estadual de Logística e Transportes (SLT), João Octaviano Machado Neto, afirmou que a Operação Verão é realizada para facilitar o deslocamento dos turistas que vão curtir as férias no litoral. “Queremos garantir que a mobilidade das pessoas seja mais ágil, confortável e segura, em um período em que a população nestas cidades pode aumentar até 40%”.
Ainda de acordo com o Departamento, o Volume Diário Médio (VDM) em novembro, nas oito travessias, foi de 27.456 pedestres e ciclistas e de 30.142 motoristas e motociclistas. A travessia com maior movimento é Santos/Guarujá, que em novembro teve um VDM de quase 30 mil pessoas e pouco mais de 899 mil usuários durante o mês.
Fonte: G1