A Defesa Civil Estadual inicia, nesta quinta-feira (1), a Operação Chuvas de Verão para monitoramento dos municípios vulneráveis e ocorrências de inundações na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. A ação faz parte do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC).
A operação tem como objetivo identificar e evitar desastres naturais causados pelas chuvas comuns nessa época do ano, como o que aconteceu em março de 2020, onde 45 pessoas morreram na região.
Para essa temporada, que se estende até 31 de março, os municípios contarão com o radar Banda X, que será um dos principais instrumentos para registro de ocorrências, enxurradas e também em eventos geológicos como deslizamentos de encostas.
De acordo com a Defesa Civil, com o radar meteorológico é possível obter informações precisas de aparecimento de chuva em curtíssimo prazo, com alcance de um raio com cerca de 150km, monitorando cidades entre Mongaguá e Bertioga e captando informações sobre as condições climáticas na Baixada Santista.
Previsão do tempo
Após a forte chuva nos últimos dias, que atingiu a região da Baixada Santista e que elevou o índice pluviométrico das últimas 72 horas em Santos para 116,2 mm, a cidade deve ainda ter algumas pancadas até o fim da semana.
Segundo a Defesa Civil, é esperada chuva com intensidade fraca, porém haverá momentos de pancadas mais fortes. Na quinta-feira, (1), a probabilidade é de 70%. Para a sexta-feira (2), a possibilidade de chuva cai para 40% e, no sábado (3), chega a 60% .
Quanto às condições de maré e ondas, o órgão disse que não há alertas para os próximos dias.
Fonte: G1