Oito pessoas que haviam se perdido pelas trilhas do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) – Núcleo Bertioga, no litoral de São Paulo, foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros da cidade e vigilantes que fazem a proteção da área de preservação. Segundo apurado, neste domingo (1), uma pessoa precisou de atendimento médico por apresentar um quadro de hipotermia [temperatura corporal abaixo de 35ºC] e exaustão. Ela foi cuidada e todos estão bem.
A corporação informou ter sido acionada por volta das 15h10 deste sábado (30) pela namorada de um dos trilheiros. Ela contou que o rapaz e dois amigos estavam perdidos na mata da Cachoeira do Elefante. Equipes dos bombeiros foram enviadas ao local e ajudaram encontrar os jovens.
A Prefeitura de Bertioga ressaltou, em nota, que dois grupos haviam se perdido no parque, um total de oito pessoas. Ainda de acordo com a administração municipal, nenhum deles estava acompanhado de guia profissional autorizado pela Fundação Florestal e pelo município.
“O acesso sem autorização em área de preservação é proibido por Lei Federal e Estadual, sendo passível de multa ambiental”, reforça a prefeitura.
De acordo com o Chefe de Ecoturismo de Bertioga, Aluízio Durço Bernardino, para acessar as trilhas na área de preservação é necessário autorização e agendamento.
Os Bombeiros orientam que, além de procurar um profissional que conheça a área para guiar o trajeto, é importante comunicar o Corpo de Bombeiros antes de iniciar uma trilha em região de serra.
Trilha do Complexo Vale Verde
A Prefeitura de Bertioga informa que a trilha explorada pelos grupos dá acesso à maior cachoeira da região, conhecida como Cachoeira do Elefante. O grau de dificuldade fica entre médio e alto, e o tempo estimado do percurso é de 10 horas entre ida e volta.
Fonte: G1