Menino de 10 anos e dois homens morrem afogados em praias do litoral de SP

Três pessoas morreram afogadas nas praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, durante o fim de semana. Segundo apurado pela reportasgemnesta segunda-feira (13), uma das vítimas foi um turista de apenas 10 anos.

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), as mortes aconteceram em Itanhaém e Praia Grande na sexta-feira (10) e no sábado (11). Entre as vítimas, estão dois turistas do interior paulista e um morador da Baixada Santista.

O primeiro caso ocorreu na praia do bairro Flórida, em Praia Grande. A equipe do GBMar foi acionada para uma ocorrência de afogamento envolvendo um homem de 61 anos, que estava no mar com o filho quando foi arrastado por uma corrente de retorno.

O filho, com idade entre 20 e 25 anos, tentou puxar o idoso, mas não conseguiu e permaneceu boiando enquanto pedia ajuda. Os banhistas que estavam na faixa de areia entraram na água para ajudar.

O idoso foi retirado do mar já inconsciente, enquanto o filho permaneceu com sinais normais. Ao chegar no local, a equipe do GBMar analisou a vítima e constatou grau 6 de afogamento, o mais grave.

Os profissionais iniciaram ressuscitação cardiopulmonar (RCP) até a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que continuou com o procedimento por aproximadamente 40 minutos. Apesar dos esforços, a médica constatou o óbito ainda no local. Ele era morador de Praia Grande.

Duas mortes aconteceram no mesmo dia na Praia do Sonho, em Itanhaém (Foto: Prefeitura de Itanhaém/Divulgação)

Em Itanhaém, duas pessoas morreram em setores diferentes da Praia do Sonho no último sábado (11). Um morador de Cotia (SP), de 57 anos, foi resgatado pelo GBMar em grau 6 de afogamento. Os bombeiros fizeram o primeiro atendimento até o homem ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O óbito foi constatado já na unidade.

Menos de uma hora depois do primeiro acionamento para o GBMar, outro afogamento aconteceu na Praia do Sonho. Um morador de Itu (SP), de apenas 10 anos, foi retirado da água durante um trabalho em conjunto entre o pai dele e um guarda-vidas.

O menino estava em grau 5 de afogamento e também foi levado para a UPA após o primeiro atendimento na praia. No entanto, ele não resistiu e a morte foi declarada na unidade de saúde.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas