A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, realizou um mutirão de limpeza da orla praia que recolheu 268 kg de lixo neste sábado (26). A ação voluntária foi iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e reuniu cerca de 470 pessoas.
Os 470 voluntários faziam parte de diversas organizações, dentre elas o Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps), o grupo de escoteiros Morvan Dias Figueiredo, Santista e Serra do Mar, os Jovens Profissionais do Saneamento, ligado à Sabesp, e a Ordem DeMolay – Filhos de Judá.
Segundo a Prefeitura, foram recolhidos plásticos de todo tipo e tamanho, tampas, garrafas, embalagens de papelão, cacos de vidro, entre outros. O lixo estava descartado pelo calçadão, jardins e na areia, até a faixa de arrebentação da maré.
Os voluntários que atuaram na orla do Gonzaga se dividiram em dois grupos, partindo, respectivamente, dos canais 2 e 3, até o ponto de encontro na Praça das Bandeiras, onde foi feita a triagem e pesagem do material.
Já um terceiro grupo, formado por integrantes da Associação Santos Lixo Zero, atendeu a orla da Ponta da Praia. Participaram também do mutirão os Instituto Mar Azul e Gremar, além dos projetos Albatroz e Mantas do Brasil, os três últimos com barraca e material educativo para atendimento ao público.
Fonte: G1