Mais de 100 mil bitucas de cigarro são recolhidas em um ano nas praias de Caraguatatuba

Mais de 100 mil filtros de cigarro foram recolhidas das praias durante um ano. O balanço é feito pelo programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’, que disponibiliza pontos de coleta para esse tipo de resíduo. A ação é realizada pela prefeitura em parceria com duas empresas privadas.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, uma bituca pode concentrar mais de sete mil substâncias nocivas que vão da nicotina até metais pesados. Duas delas, descartadas na água, equivalem à poluição causada por um litro de esgoto.

Projeto recolhe mais de 100 mil bitucas de cigarro em praias de Caraguatatuba — Foto: Divulgação
Projeto recolhe mais de 100 mil bitucas de cigarro em praias de Caraguatatuba (Foto: Divulgação)

Em junho de 2022, a ação recolheu 8,8 mil unidades do resíduo. No período de um ano de operação, as empresas perceberam que mais de 40 quilos de lixo tóxico não foram indevidamente despejados no solo, água ou aterro.

“Hoje, a poluição dos oceanos é um dos principais problemas ambientais do planeta. O lixo das pessoas é tão prejudicial quanto o das indústrias. No caso das bitucas de cigarro elas podem flutuar na superfície por um tempo, isso pode atrair os animais para tentarem ingerir o resíduo”, conta o professor e biólogo Taciano Gonçalves, de São José dos Campos.

Taciano destaca a importância do programa e alerta que não são somente os banhistas ou moradores de cidades litorâneas os únicos responsáveis pela poluição do mar. “

A ação é muito importante. Temos que ter a consciência ambiental. O lixo jogado no rio pela pessoa que mora no interior e o medicamento vencido jogado pelo vaso sanitário, por exemplo, são tão responsáveis quanto o lixo descartado por aquelas pessoas que estão na praia”, disse o especialista.

Caraguatatuba possui nove locais de descarte de bitucas e mais dez pontos serão instalados. Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) também serão criados para que as pessoas possam fazer o descarte de maiores quantidades.

Todo o material recolhido é encaminhado para uma usina de reciclagem onde é transformado em celulose para posteriormente fabricar papel, que é entregue à entidades sociais do município para realização de artesanatos.

Projeto recolhe mais de 100 mil bitucas de cigarro em praias de Caraguatatuba — Foto: Divulgação
Projeto recolhe mais de 100 mil bitucas de cigarro em praias de Caraguatatuba (Foto: Divulgação)

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas