Ilhas de São Sebastião: Conheça o queridinho Arquipélago D’As Ilhas

Você já visitou São Sebastião, e ficou olhando para o horizonte, lá da praia com aquela imensa vontade de conhecer as ilhas que vemos de longe?

A “queridinha” de todos é denominada como “As Ilhas”. Isso mesmo, nunca foi dado um nome, além desse, para o arquipélago. Mas não faz a menor diferença, pois a beleza fica por conta do cenário e não do nome. O local lembra uma ilha caribenha, perdida no oceano. Águas cristalinas e areias brancas dão conta do recado e fazem sua vista brilhar com tanta belezura.

Melhor Época?

Não existe a melhor época, lá é bom o ano inteiro. Porém quanto mais próximo do verão, mais quente o clima, e consequentemente mais gente. Mas fique tranquilo, o lugar é bem democrático e abriga desde canoas caiçaras até grande iates que vêm de longe para ancorar no local.

As Ilhas
Areias brancas e água azul turquesa fazem parte do cenário d’As Ilhas. Bora mergulhar? Foto tirada por Lucas Harder.

Deserta Na Baixa

Já para quem opta por visitar na baixa temporada o local fica por muitos dias sem ninguém. Sendo realmente deserta! Também é possível visitar a ilha durante a noite, em um dos passeios locais. E para os mais aventureiros vale até passar a noite jogado na praia.

COMO CHEGAR?

Barco

Para chegar até a Ilha pode ser de barco ou embarcações a remo como caiaques, stand up paddle e canoas. Porém, em diversas praias você encontra passeios que saem até a Ilha. Há saídas de barco das praias de Barra do Una, Juquehy, Camburi e Boiçucanga. Os barcos costumam sair das barras dos rios que tem nas praias, e geralmente em nossa região ficam do lado esquerdo das praias. O passeio mais conhecido é a Rota da Ilhas, que te leva para conhecer As Ilhas e também a Ilha dos Gatos e Ilha das Couves, que veremos a seguir.

Canoas Havaianas

Outra forma de visitar As ilhas é nos passeios de Canoas Havaianas que saem da Praia de Juquehy.

O QUE FAZER?

Mergulho

Lá no arquipélago a atividade mais legal de se fazer é sem dúvida o mergulho livre ou snorkeling. Com máscaras e respirados você pode ver a vida marinha incrível do lugar. É possível ver diversos peixes recifais, tartarugas e até cardumes de lulas e golfinhos que cruzam o canal entre o continente. Outra atividade legal é a caminhada nas trilhas do arquipélago que leva você pra conhecer o outro lado da ilha. Na Ilha há duas praias, a Praia de Dentro e a Praia de Fora, que durante a maré seca você pode ir mergulhando entre uma e a outra.

O QUE LEVAR?

Na Mochila

Para qualquer passeio náutico é legal levar sempre protetor solar, chapéu, óculos de sol, capa de chuva ou corta vento e também lanches e água. Leve também, se tiver, uma bolsa estanque que proteja seus pertences da água. 

Lembre-se sempre de trazer TUDO de volta!

Fonte: Raízes Aventura – Foto: Antônio Silveira

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas