Ilhabela decreta dispensa do uso de máscara em locais abertos

A prefeitura de Ilhabela publicou decreto antecipando o fim do uso de máscara em espaços abertos. A medida vai contra a decisão estadual, que ainda avalia a possibilidade de flexibilizar o uso da proteção. Em 2021, Ilhabela chegou a ser notificada pelo estado depois de decidir pelo fim do uso de máscara.

O decreto foi assinado nesta sexta-feira (4). De acordo com o documento, na rua, praia ou qualquer espaço aberto não é necessário mais o uso da proteção. A medida já está valendo neste sábado (5).

Segundo a prefeitura, os números da doença na cidade estão controlados e, por isso, decidiram pela flexibilização. Atualmente, Ilhabela tem 5,2 mil casos confirmados e nove mortes desde o início da pandemia.

Prefeitura decidiu suspender exigência do uso de máscara em espaços abertos (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Ilhabela)

Em regra, os municípios deveriam seguir a determinação estadual. O governo anunciou que faria uma avaliação com o comitê de saúde, que avaliaria os números da doença após o carnaval, para então tomar uma decisão.

No fim de 2021, quando o estado também analisava o fim do uso da máscara, Ilhabela antecipou a liberação e foi notificada para que retomasse a exigência do uso da proteção. Isso porque, depois das festas de fim de ano houve um salto nos registros da doença.

O litoral foi o destino mais procurado durante o feriado, com o cancelamento das festas de carnaval nas capitais. O Litoral Norte esteve perto da ocupação total, com fluxo de turistas de mais de 250 mil pessoas, segundo as prefeituras.

Ainda assim, segundo a prefeitura de Ilhabela, os números estão estáveis e mantiveram a liberação.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas