Uma iguana exótica (Iguana iguana), de aproximadamente um metro, foi resgatada depois de ser encontrada “tomando sol” à beira da piscina de uma casa no bairro Jardim Progresso, em Guarujá, no litoral de São Paulo.
Um morador da casa encontrou a iguana, por volta de 11h da última segunda-feira (11), ao sair para o quintal. Após o susto, ele acionou o Grupamento de Defesa Ambiental da cidade, que compareceu ao local e encontrou o animal.
A iguana ainda tentou se esconder entre algumas plantas, mas a equipe conseguiu capturá-la. Como se trata de um réptil exótico, ele foi destinado a uma equipe de biólogos e veterinários, parceiros da Guarda Civil Municipal (GCM).
O animal passou por exames para verificar o estado de saúde. Segundo a GCM de Guarujá, não havia nenhum microchip na iguana para identificar um possível dono. A Prefeitura de Guarujá informou que a Iguana foi encaminhada ao aquário Acqua Mundo.
Aparição incomum
A bióloga Paula Rocha explicou que iguanas estão presentes na América Central e no Norte do Brasil, então não são nativas da nossa região. “Elas não ocorrem na natureza aqui no Sudeste. Certamente essa iguana era de cativeiro e acabou fugindo”, comentou.
Assim como ela, o biólogo Andreth Oliveira disse que a aparição não é comum. “Deve ter fugido de alguém”, opinou.
Fonte: G1