Veículos aquáticos de luxo encalharam em uma praia de Bertioga, no litoral de São Paulo, após o temporal que atingiu a Baixada Santista.
As chuvas acompanhadas de rajadas de vento de até 151 km/h, na tarde desta sexta-feira (3), causaram estragos por toda a região. Árvores caíram, telhados voaram e o teto de um shopping em Praia Grande desabou. Além disso, um hospital de Guarujá precisou transferir pacientes após registrar um curto-circuito no transformador.
Imagem feita pelo comerciante Orvando da Silva, de 64 anos, mostra uma embarcação encalhada pela praia.
Orvando contou que fez a imagem entre 16h30 e 17h de sexta-feira (3), quando as rajadas de vento já tinham passado pela cidade. Ele tem um trailer na praia e, durante a ventania, precisou segurá-lo para que não fosse arrastado e tombasse.
“Arrancou a parte de cima do trailer. Quando passou o vento, eu consegui engatar no carro e levá-lo para o Cantão”, explicou, dizendo que neste momento viu as embarcações encalhadas.
“Inclusive, tinha uma lancha à deriva, acho que soltou da âncora”, explicou .
De acordo com ele, eram três lanchas, sendo uma grande, e pelo menos uma moto aquática. O comerciante não sabe se as embarcações tinham donos, mas afirmou que, neste sábado (4), elas seguiam encalhadas na praia.
Segundo o mestre amador de esporte e recreio Mauro Freitas Siqueira, de 51 anos, a lancha maior pode ser chamada de iate. “Pelo tamanho que eu vi é um barco até considerado um iate”, afirmou.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Bertioga informou que não foi acionada para a ocorrência e a Capitania dos Portos não respondeu.
No trecho onde os veículos foram encontrados, há uma marina. No entanto, a reportagem não conseguiu retorno do local para saber se as embarcações eram de lá.
Fonte: G1