O motorista Roque Persch, de 33 anos, perdeu mais de 40kg em seis meses após começar a pedalar. Morador de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, Roque diz que virou um novo homem, conquistou a qualidade de vida que tanto sonhava e agora usa a própria história para inspirar quem está tentando iniciar alguma atividade física.
Persch pesava 133 quilos em janeiro de 2021, quando decidiu mudar de vida e superar seus limites. A mudança iniciou com a compra de uma bicicleta e na mudança de alimentação.
“Quis mudar de vida, de alimentação, então comecei uma atividade, foquei e foram 43 kg embora! Vi que precisava mudar e estou gostando, está sendo muito bom!”, contou.
“Nunca tinha feito nada, sempre fui sedentário e acima do peso. Sou motorista então só ficava dirigindo, só sentado. A rotina foi difícil no começo, mas depois acostumei. Pedalava de 4 a 5 vezes na semana, depois virou hábito e não foi tão complicado”, completou.
Nova vida
Roque conta que com os novos hábitos devolvidos, ele adquiriu mais qualidade vida, passando a dormir melhor e a diminuir a sensação de cansaço provocados pelo sedentarismo e obesidade.
“Hoje me sinto muito bem, outra qualidade de vida, outro sono, a gente dorme melhor. Eu era muito ofegante e roncava muito, hoje não ronco mais”, explicou.
Para o motorista, o novo esporte ajudou a eliminar alguns quilos, veio acompanhado de superação, como também de algumas conquistas que nunca imaginou ter.
“No começo pedalava 10, 15km, aí fui aumentando e coloquei uma meta de 150km por semana. E depois que comecei a pedalar bem, comecei a aumentar o pedal! Nesse tempo, já corri duas corridas, em Paraibuna e Santa Isabel, peguei pódio em Santa Isabel, ficando em quarto lugar”, disse.
Inspiração
Roque utiliza as redes sociais para incentivar outras pessoas com a própria história, além de compartilhar a rotina com os seguidores, mostrando a importância do esporte para melhorar a qualidade de vida e também como a bicicleta pode ser uma ferramenta de transformação.
“Comecei a pedalar obeso, bebia muito, fumava demais. Agora virei inspiração para galera, eles me veem, passam por mim, falando que estão pedalando e perdendo peso”, narrou.
O ciclista diz que tomar a decisão de uma vida saudável não é fácil, exige foco e persistência, mas as vantagens e os resultado valem a pena.
“A dificuldade no começo foi bastante, pesando 133kg é difícil de pedalar, era pesado e a bicicleta não me aguentava. Não foi fácil! Só Deus sabe o que passei, sem remédio, sem ajuda, mas eu consegui e deu certo! ”, contou empolgado.
Para ele, o tempo não foi um obstáculo. Independente do horário, se estava disponível Roque pedalava.
“Claro que a gente autônomo e motorista, o tempo é difícil, mas o tempo que eu tinha seja de dia, de noite, tarde ou madrugada, eu ia pedalar”, narrou.
Por considerar que teve uma transformação de vida após o emagrecimento, Roque incentiva quem está no processo ou pensando em tentar sair de um quadro de obesidade, por exemplo.
“Para quem está começando ou para quem deseja fazer uma atividade física e não está criando coragem, não importa a idade, se é homem ou mulher, se é idoso, o negócio é pedalar, é sair do conforto e correr atrás de alguma coisa, pensar lá na frente. Sair do conforto, procurar pessoas que queiram te ajudar, que querem ver você crescer, que dá tudo certo. Gostoso não é, mas gostoso é o resultado!”, afirmou.
Fonte: G1