Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos realizou um trabalho intensivo em toda a Cidade durante o carnaval, com patrulhamento reforçado no fim de semana prolongado, efetuando averiguação de atitudes suspeitas, flagrantes do sistema de monitoramento por câmeras, fiscalização de turismo de um dia, prestação de socorro e outras ações. A mobilização contou com 94 guardas e teve o apoio de 14 viaturas, quatro motos e dois quadriciclos.
Entre a sexta-feira (25/2) e a Quarta-feira de Cinzas (2/3), ocorreram 30 abordagens para averiguação de atitudes suspeitas, a maior parte na região da orla. Houve ainda a condução de uma pessoa ao distrito policial por uso de entorpecente.
Outro indivíduo foi levado à delegacia por tentativa de furto. Ele foi flagrado tentando subtrair duas tampas metálicas de caixas de passagem de fiação. Outros dois foram conduzidos ao Distrito Policial por praticar danos ao patrimônio.
Foram feitas também 705 abordagens de pessoas em situação de rua, resultando na apreensão de quatro facões. Os agentes também apreenderam seis caixas de som em ocorrências envolvendo perturbação de sossego e aglomeração.
“Tivemos vários flagrantes e o monitoramento feito pelo Centro de Controle Operacional (CCO) ajudou bastante o pessoal de rua”, avalia o secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel.
FISCALIZAÇÃO
Já com relação à fiscalização do turismo de um dia na entrada da Cidade, foram parados 30 veículos, sendo que três deles retornaram às cidades de origem.
Um auto de infração no valor de R$ 3 mil foi registrado durante fiscalização a estabelecimentos comerciais. Uma adega fiscalizada não possuía alvará de funcionamento.
Quem teve problema com o carro também recebeu apoio dos agentes, que auxiliaram em duas panes de veículos.
APOIO
A GCM também teve atuação importante na prestação de socorro a munícipes e turistas. Foram cinco atendimentos. Dois por mal súbito, uma tentativa de suicídio e um acidente. Além disso, um menor de idade que estava alcoolizado também precisou de ajuda e foi entregue aos responsáveis.
Duas crianças que se perderam na praia também puderam contar com o apoio dos guardas municipais. Elas foram localizadas e entregues aos responsáveis. Já em outra ocorrência envolvendo criança, um homem foi conduzido ao distrito policial após denúncias de que o pai estaria agredindo emocionalmente a filha menor.
Fonte: PMS