Fora de temporada, baleia-jubarte aparece em Ilhabela e surpreende pesquisador

Uma baleia-jubarte foi flagrada nadando próximo à costa de Ilhabela (SP) nesta quinta-feira (17) e impressionou especialistas, já que a aparição não é considerada comum em novembro. O período de reprodução, época em que os animais da espécie costumam estar na região, já passou e normalmente no fim de ano eles estão a caminho das águas geladas da região Antártida.

Fora de temporada, baleia-jubarte aparece em Ilhabela e impressiona especialista. — Foto: Júlio Cardoso/Projeto Baleia a Vista
Fora de temporada, baleia-jubarte aparece em Ilhabela e impressiona especialista. (Foto: Júlio Cardoso / Projeto Baleia a Vista)

A aparição foi registrada pelo pesquisador Júlio Cardoso, que estuda baleias e golfinhos na região do Litoral Norte de São Paulo. Ele conta que saiu em navegação em busca de golfinhos, mas já no fim do trabalho recebeu um chamado relatando a presença de uma baleia próximo à equipe.

A princípio, a suspeita era de que o animal seria da espécie ‘bryde’. No entanto, Júlio conseguiu achar a baleia e constatou que era uma jubarte, o que causou grande surpresa.

Registro do momento em que a baleia-jubarte vista em Ilhabela dá uma 'espiada' no barco de pesquisadores — Foto: Júlio Cardoso/Projeto Baleia a Vista
Registro do momento em que a baleia-jubarte vista em Ilhabela dá uma ‘espiada’ no barco de pesquisadores (Foto: Júlio Cardoso/Projeto Baleia a Vista)

A temporada das baleias dessa espécie na região começa em junho, tendo o pico entre julho, agosto e setembro. Em outubro, as aparições já são mais raras e, em novembro, praticamente impossíveis.

“Até no máximo outubro, as jubartes estão em período de reprodução, o que acontece mais próximo à costa por conta da temperatura da água. A partir disso, elas vão na direção da Antártida, onde estão as águas mais geladas, para buscar alimento. Ficam por lá durante todo o nosso verão. Então agora, em fim de ano, é realmente raro vermos elas por aqui”.

Região do dorso e do nariz da baleia-jubarte vista em ilhabela (SP) — Foto: Júlio Cardoso/Projeto Baleia a Vista
Região do dorso e do nariz da baleia-jubarte vista em ilhabela (SP) (Foto: Júlio Cardoso/Projeto Baleia a Vista)

Para ele, a principal hipótese é de que a baleia passou próximo à costa para buscar uns “petiscos” no meio do caminho.

“Quando elas chegarem na Patagônia e nas Ilhas Geórgia do Sul vão se alimentar muito bem. Mas até lá o caminho é bem longo e algumas aproveitam o caminho para se alimentar. Então acredito que essa tenha vindo tentar um lanchinho para sustentar a caminhada”.

De acordo com o Júlio, idealizador do projeto Baleia a Vista, a baleia avistada é um filhote, de cerca de três anos e 11 metros. Esse foi o primeiro registro dela.

“Essa espécie é bastante curiosa, então ela ficou um tempo com a gente, sobre a água. Ela viu nosso barco e por isso conseguimos fazer boas fotos. E outra notícia boa é que ela não estava catalogada, então foi um novo registro”.

A baleia vista em Ilhabela está saudável, em ótimo estado e apresentando comportamento normal.

Registro do momento em que a baleia se prepara para mergulhar — Foto: Júlio Cardoso/Projeto Baleia a Vista
Registro do momento em que a baleia se prepara para mergulhar (Foto: Júlio Cardoso/Projeto Baleia a Vista)

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas