Festa e emoção marcam desafio no mar santista com campeã olímpica Ana Marcela

A natação brasileira esteve em festa na manhã deste sábado (12). Sessenta e cinco nadadores participaram no mar santista, entre as praias da Aparecida e da Ponta da Praia, de desafio ao lado da campeã olímpica de maratona aquática Ana Marcela Cunha (Unisanta/Fupes). Os participantes receberam medalhas diretamente das mãos da pentacampeã mundial, que ainda posou para sessão de fotos com amigos e fãs.

O evento fez parte da 3ª edição do Festival Porto Cidade, alusivo aos 130 anos do Porto de Santos, e também marcou a assinatura do termo de compromisso da medalhista de ouro dos Jogos de Tóquio com a Prefeitura de Santos. Ana Marcela, de 29 anos de idade, é atleta da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) há quatro anos e seguirá como representante da Cidade em Jogos Abertos e Regionais, além de se preparar para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

A campeã olímpica não escondeu a emoção ao participar de um evento inclusivo que, segundo ela, foi uma oportunidade de retribuir sua paixão pela Cidade. A atleta é natural de Salvador (Bahia), mas desembarcou em terras santistas com apenas 14 anos, quando iniciou suas primeiras braçadas pela Unisanta (Universidade Santa Cecília).

“Me desenvolvi como atleta graças a Santos, que me abraçou e acolheu a minha família. Nada mais justo do que, de certa forma, devolver esse carinho por meio do evento, que reuniu atletas profissionais, pessoas com deficiência e idosos. E poder celebrar tudo isso no aniversário do maior Porto da América Latina é maravilhoso”, disse Ana Marcela.

A campeã olímpica tirou fotos com amigos e fãs (Foto: Carlos Nogueira)

A atleta pretende seguir incentivando eventos sociais, principalmente por servir de inspiração para outras pessoas. “Muita gente pensa apenas no esporte praticado dentro de uma piscina e, às vezes, nem percebe que ao nadar na praia também está realizando uma atividade física. Quero continuar com eventos como o de hoje, inspirando as pessoas a nadarem e até criando uma conscientização em relação ao mar”.

Dentre os 65 participantes da mini maratona, de pouco mais de 1 km, esteve o secretário municipal de Esportes, Gelásio Fernandes. Após sair do mar e ser condecorado com a medalha da prova, ele fez questão de ressaltar a relevância da campeã olímpica no cenário esportivo, bem como sua alegria pessoal durante a festividade.

“A Ana Marcela adotou Santos como sua terra e é uma satisfação muito grande ter a maior nadadora brasileira da história como nossa representante. Aliado a isso, celebrar os 130 anos do nosso Porto é muito gratificante. É um evento com a cara da nossa Cidade, que respira e inspira esporte”.

O evento deste sábado foi uma realização da Secretaria de Esportes (Semes) em parceria com a Ana Marcela Esportes (AME) e Santos Port Authority (SPA).

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas