O monumento em homenagem a Joaquim Marques Lisboa, o almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil foi inaugurado na orla da praia do Embaré, em Santos, no litoral de São Paulo. A honraria integra as comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil.
A imagem do almirante Tamandaré foi instalada na orla, na altura do número 56 da Avenida Bartolomeu de Gusmão. O comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos, o prefeito Rogério Santos, além de outras autoridades militares e convidados, participaram da inauguração, na última quinta-feira (1).
A iniciativa foi da Marinha do Brasil, realizada por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo e Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Santos), e contou com parceria da Prefeitura de Santos.
Quem quiser saber um pouco mais sobre a vida do almirante Tamandaré terá a chance de obter informações apontando a câmera do celular para o QR Code instalado na base do monumento. O aparelho dará acesso ao site da Marinha, onde consta a biografia do patrono da Marinha.
O almirante Tamandaré nasceu no Rio Grande do Sul em 13 de dezembro de 1807. Seu pai, Francisco Marques, era o patrão-mor do porto do Rio Grande. Ele participou de momentos importantes do País, como a Independência e a Guerra do Paraguai. Joaquim recebeu o título de marquês de Tamandaré e foi designado patrono da Marinha. Ele morreu no Rio de Janeiro, em março de 1897.
Fonte: G1