Dois peixes “gigantes” foram capturados por uma dupla de amigos em Bertioga, no litoral de São Paulo. Ambos eram da espécie dourado-do mar e, juntos, pesavam mais de 30kg. Após a pesca, os animais foram doados a pessoas em situação de vulnerabilidade.
O empresário José Carlos Barreto, de 64 anos, fisgou o maior peixe e levou a melhor na competição com o colega, o eletricista Gilberto Pimenta, de 62.
José contou que o parceiro de pesca começou a competição, na sexta-feira (22), na dianteira ao fisgar o peixe de 1,20m de comprimento e 16kg. Mas, a vitória durou algo em torno de 30 minutos, quando ele também pescou um dourado-do-mar de 1,30m e 18kg.
Além dos “peixões”, Barreto contou que a dupla fisgou outro dourado-do-mar de 5kg e três cações, de 6kg cada. Os animais foram capturados numa área longe da costa, onde a profundidade atingia 32 metros.
Em 20 anos de pesca, José contou que foi a primeira vez que encontrou peixes dourado-do-mar nessa época. Segundo ele, a pesca da espécie é mais comum em novembro, quando a água está mais quente.
Esse é um peixe esportivo. Quando você fisga, ele chega a saltar até três metros de altura no mar. Quando ele salta é a maior festa. É a maior emoção do mundo pegar um peixe desse, José Carlos Barreto, empresário e pescador nas horas livres
Dourado-do-mar
O biólogo marinho Eric Comin explicou que o peixe Coryphaena hippurus é popularmente conhecido como dourado-do-mar. Comin pontua que o peixe é de mares de águas quentes e costuma nadar próximo à superfície em mar aberto.
Eric ressalta que o animal costuma viver de 3 a 4 anos e pesa, em média, de 7kg a 13kg, mas em alguns casos pode se desenvolver até atingir mais de 20kg. O especialista comenta que o dourado-do-mar é apreciado pela habilidade de saltar “espetacularmente” ao ser fisgado. Ele acrescentou que o peixe pode ser encontrado em todo o litoral brasileiro, onde tiver água limpa.
O animal se distingue por suas cores brilhantes que mesclam tons de dourado com azuis e verdes. Segundo o biólogo, os dourado-do-mar são carnívoros e se alimentam de pequenos peixes-voadores, caranguejos, lulas, cavalas e outros animais de pequenas dimensões.
Fonte: G1