Convento de Itanhaém é selecionado para programa cultural nacional e ganhará nova iluminação

O Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, no litoral de São Paulo, foi selecionado pelo Instituto Neoenergia para receber o programa de Iluminação Cultural. A iniciativa tem como objetivo contribuir com a conservação e preservação de edificações emblemáticas do país, valorizando o legado histórico, apoiando o desenvolvimento socioeconômico e fortalecendo o turismo sustentável.

O primeiro encontro entre representantes do Instituto e a comunidade para apresentação de todas as etapas do projeto acontece na noite desta quarta-feira (25), no Teatro Eva Vilma. A previsão de conclusão dos trabalhos é dezembro deste ano.

As atividades desenvolvidas pelo programa estão divididas em três eixos: ação de educação patrimonial; intervenção cultural e projeto luminotécnico.

Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém receberá uma nova iluminação (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Itanhaém)

No primeiro, alunos de escolas públicas da região participam de oficinas e atividades lúdicas orientados por professores e arte-educadores selecionados pelo programa. As atividades discutem a importância da valorização do patrimônio cultural brasileiro. Ao todo, 13 escolas da rede municipal de ensino de Itanhaém, com 298 estudantes e 13 professores estão participando do projeto.

O segundo eixo é a intervenção cultural, com a inauguração do projeto luminotécnico, que será realizada durante um evento gratuito e dirigido à comunidade. Na ocasião, artistas e manifestações culturais da região são contratados para atuarem como parceiros nas ações operacionais e de produção.

No terceiro eixo, o equipamento cultural é contemplado por um processo de salvaguarda complexo, incluindo iniciativas de conservação e preservação, assim como o desenvolvimento de um projeto luminotécnico. O resultado é a instalação de uma nova iluminação ecoeficiente que reduz o consumo de energia.

De acordo com o Instituto Neoenergia, uma pesquisa prévia foi realizada em diversas edificações históricas. Desta forma, vários critérios foram analisados no processo de escolha, como tombamento, vocação turística do município, relevância do local dentro da paisagem cultural da cidade, entre outros.

Após o Convento ser escolhido, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Itanhaém e a Mitra Diocesana de Santos em junho deste ano. “Queremos fomentar o senso de pertencimento e orgulho local por meio da disseminação de conhecimento sobre a cultura da região”, explicou a diretora do instituto Renata Chagas, em nota divulgada pela Neoenergia.

Convento

O Convento Nossa Senhora da Conceição é templo de fé e devoção há mais de 400 anos. Por isso, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas