A procura por trabalhadores temporários no setor de vendas na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, pode ter número recorde no fim de 2021. Uma estimativa do Sindicato do Comércio Varejista da região aponta que 5 mil vagas de emprego sejam abertas até o fim do ano.
O presidente do sindicato, Omar Abdul Assaf, em entrevista, detalhou alguns fatores que levaram a essa estimativa. Além de ser uma região litorânea, e o fim do ano ser a época conhecida pelas férias de verão no Brasil, a retomada das atividades que foram paralisadas pela pandemia também influenciaram esse número.
Omar comenta que, na Baixada Santista, alguns fatores mais específicos contribuem para o aumento da procura pelo trabalho temporário, como a retomada da temporada de cruzeiros. “A gente espera que, este ano, tenha uma procura muito alta de turistas na região”, diz.
O presidente do sindicato pontua que o fator Covid-19 também deve fazer com que brasileiros optem por viajar sem sair do país. Assim, a Baixada Santista se torna um destino ainda mais desejado.
Com relação à estimativa, Assaf explicou que foi feita uma pesquisa com comércios da região, que gerou uma amostragem de como o setor deve agir no fim de 2021. As vagas devem começar a ser abertas em novembro, com contratos que podem durar até fevereiro de 2022.
Fonte: G1