Complexo Cultural do Porto de Santos segue fechado por tempo indeterminado

O Complexo Cultural do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, segue fechado ao público por tempo indeterminado. Segundo a Santos Port Authority (SPA), a autoridade portuária do município, onde está localizado o equipamento, a visitação foi suspensa por conta da pandemia de Covid-19 e ainda não há previsão para a retomada.

Complexo Cultural do Porto de Santos segue fechado por tempo indeterminado (Foto: Matheus Tagé/A Tribuna Jornal)

A construção reúne o Museu do Porto, uma biblioteca e uma mapoteca [coleção de mapas] nas dependências da SPA, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, no bairro Macuco. A autoridade portuária informou que as atividades do complexo “extrapolam os limites do patrimônio material” administrado pela organização.

De acordo com a SPA, foi realizado o inventário do acervo com registro fotográfico de mais de 800 itens do museu. Além disso, ainda segundo a autoridade portuária, foi feita a digitalização de mais de 500 negativos fotográficos em vidro, com imagens desde os tempos da fundação do Porto Organizado, ou seja, mais de um século atrás.

Museu do Porto de Santos segue com as visitações ao público suspensas (Foto: Matheus Tagé/A Tribuna Jornal)

O complexo

O Complexo Cultural compreende três edificações: o Museu, com cerca de 870 m²; a casa, que abriga a administração do Museu, mapoteca e biblioteca, com 1.020 m² e a terceira residência, com 840 m². Cada uma delas, segundo a SPA, é constituída de duas casas, que eram destinadas a servir de moradia para engenheiros da Companhia no passado.

O Museu possui 14 salas que são distribuídas pelos dois pavimentos – térreo e 1º andar -, além de sete dependências localizadas no porão. O local possui também peças e equipamentos dispostos no pátio entre as casas.

O acervo conta com 1.147 itens, dos quais o mais antigo é o Livro “Folha de Pagamentos”, de 1.888, de autoria da Melhoramento do Porto de Santos Gaffrée, Guinle & Companhia.

A SPA acrescentou, por meio de nota, que se trata de um espaço relevante para os trabalhadores do setor portuário e a comunidade santista em geral, “estando abarcada pela Relação Porto-Cidade”.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas