Com alta de turistas, litoral vê aumentar demanda por atendimento por síndrome gripal

Com o aumento do fluxo de turistas no litoral norte, as cidades viram aumentar os atendimentos de síndrome gripal. Em São Sebastião, do fim do ano passado até esse sábado (8), mais de 5.500 pessoas foram atendidas com síndrome gripal, sendo que cerca de mil eram turistas.

O aumento nos casos de gripe e Covid fez crescer a procura por atendimento e também desfalcou o quadro de profissionais da saúde em São Sebastião. Atualmente, 18% dos funcionários estão afastados. Na região central, por exemplo, são 25 da enfermagem e quatro médicos.

Com praias cheias, cidades viram aumentar atendimentos em unidades de saúde com síndromes gripais (Foto: João Mota/TV Vanguarda)

Caraguatatuba

Esse aumento não é apenas em São Sebastião, mas em todo o Litoral Norte. Na UPA Central de Caraguatatuba, por exemplo, a tenda montada para comportar os pacientes com sintomas respiratórios estava lotada.

No início deste mês, os atendimentos nas UPA’s (Sul, Central e Norte) chegaram a quase dois mil por dia, sendo a maioria por síndromes gripais. No último dia 5, a cidade reabriu todos os leitos de enfermaria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central para atender a população, se houver necessidade de internação. No ano passado, os mesmo leitos foram utilizados para suprir a necessidade no picos da pandemia.

Ilhabela

Em Ilhabela, houve aumento no número de atendimentos de pacientes com síndrome gripal e casos de Covid-19. Dados da secretaria de saúde mostram que nos cinco primeiros dias do ano foram realizados 3.145 atendimentos de pacientes com síndrome gripal.

O município voltou a exigir o uso de máscara em locais abertos em 22 de dezembro, por causa da variante ômicron. Ilhabela havia liberado a utilização do item de proteção em espaços abertos em novembro.

Ubatuba

Somente na última quinta-feira (6), as unidades de saúde de Ubatuba registraram 740 atendimentos de síndrome gripal.

O surto de gripe tem aumentado a taxa de ocupação da Santa Casa, com muitos pacientes suspeitos de gripe H3N2, uma variante do vírus Influenza. Cinco casos da doença já foram laboratorialmente confirmados no município.

A partir desta segunda-feira (10), os postos de saúde do município atenderão casos de síndrome gripal das 13h às 17h. A nova medida, segundo a prefeitura, visa dar mais agilidade nas consultas.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas