O corpo de uma baleia de 9 metros foi encontrado neste sábado (15), na Praia do Itararé, em São Vicente, no litoral de São Paulo. A carcaça do animal marinho, cuja espécie ainda não foi identificada, foi retirada por retroescavadeiras da prefeitura. A causa da morte ainda é investigada.
O animal foi localizado por volta das 5h, na faixa de areia da citada praia. Uma equipe de monitoramento do Instituto Gremar, que faz o resgate e o acolhimento de animais marinhos, avistou o corpo da baleia em estado avançado de decomposição.
Ainda de acordo com o Instituto Gremar, trata-se de uma baleia jovem – sem idade divulgada – e macho. O órgão informou que, por conta do estado precário da carcaça, não foi possível identificar a espécie.
O exame de necropsia foi feito no local e, segundo o citado instituto, o resultado pode identificar a causa da morte do animal. Após a coleta das amostras, o serviço de limpeza público foi acionado e retirou o corpo com ajuda de retroescavadeiras. De acordo com a Prefeitura de São Vicente (SP), a carcaça foi levada para o “descarte adequado”, sem local divulgado.
Fonte: G1