A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca marítima com ondas de até quatro metros a partir da noite desta segunda-feira (12), em todo o litoral de São Paulo. Segundo a Prefeitura de Santos, se a expectativa de ondas altas se confirmar as estruturas urbanas costeiras poderão ser impactadas.
A previsão ocorre em função de uma frente fria que passa por diversos estados brasileiros nesta segunda-feira, incluindo Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. O período de alerta para o litoral sul, entre 21h desta segunda e 21h de quarta-feira (14), também inclui as cidades de Bertioga e Guarujá.
Outros municípios da região também poderão sofrer impactos em menor escala, já que entre a manhã desta segunda e a tarde de quarta-feira a passagem da massa fria também poderá provocar ressaca entre Laguna (SC) e Santos.
Também poderá haver ondas de direção sul a sudeste com altura de até 3 metros no trecho entre as cidades de Santos, Cananeia, Ilha Comprida, Iguape, Peruíbe, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém e Mongaguá.
Riscos de alagamento
Segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, devido ao avanço da frente fria, ventos intensos chegarão à região. A previsão é de ondas intensas principalmente a partir da madrugada de terça-feira (13) na cidade.
Daniel Onias, coordenador da Defesa Civil de Santos, informou que pode haver pontos de alagamento na orla da praia e em alguns locais na Zona Noroeste. Ele orientou a população a evitar atividades náuticas nos períodos de ressaca do mar.
“A água pode atingir ali a calçada, o passeio. E a CET [Companhia de Engenharia de Tráfego] já está orientada a, se for o caso, fazer alguma intervenção nesse período mais crítico”, disse ao g1.
Nível do mar
Segundo a prefeitura, que consultou o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o nível do mar poderá alcançar 1,4 metro na Baía de Santos e 1,7 metro no interior do estuário, com altura máxima na manhã de terça-feira, devido à maré de quadratura – quanto a lua está em quarto minguante ou crescente.
Temperatura
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem ficar entre 8°C e 19°C na terça-feira. Na quarta-feira, a previsão de temperatura mínima é 7°C e, a máxima, de 19°C. Em ambos os dias, o céu fica com poucas nuvens.
Na quinta-feira (15), deve esquentar um pouco, com os termômetros marcando entre 9°C e 21°C. Já na sexta-feira (16), a previsão é de que as mínimas marquem 12°C, podendo atingir 24°C ao longo do dia.
Fonte: G1