Nem os super-heróis estão imunes ao surto de gastroenterite no litoral de São Paulo. O motorista Gabriel Meira, também conhecido como ‘Aquaman do Guarujá’, por exemplo, sofreu recentemente com sintomas da inflamação do estômago e dos intestinos. O ‘Protetor dos Mares’ destacou os cuidados de higiene pessoal e com o meio ambiente em meio à crise de saúde.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo não confirma que a Baixada Santista atravessa um surto de virose. De acordo com Alessandra Lucchesi, diretora da Divisão de Transmissão de Doenças, o que se sabe é que a maioria dos pacientes apresenta quadro de gastroenterite, que não necessariamente seja causada por um vírus, mas pode ser por bactéria ou parasita.
O ‘Rei de Atlântida’, de 44 anos, disse ter sentido os sintomas da gastroenterite a partir de um “desconforto” no estômago. O mal-estar, porém, passou pouco depois de vomitar e repousar em casa. Sendo assim, o ‘Aquaman’ não precisou de atendimento médico.
“Senti que a minha barriga estava pesada, sabe? Como aquela sensação de quando você come ou bebe demais. […] Parecia que tinha comido uma churrascada”, brincou Meira. Segundo ele, a sensação veio acompanhada de “cansaço, suor, preguiça e moleza”.
Desde o final de semana foram muitos os relatos de vazamento de esgoto, tendo a Prefeitura de Guarujá apontado que o extravasamento de esgoto clandestino no mar da cidade poderia ser a causa do suposto surto de virose.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por sua vez, afirmou não ter encontrado problemas na rede de esgoto e pontuou, em nota, que “o surto de virose não tem relação com a operação da empresa”.
Com a ‘persona’ de Aquaman, Meira pediu à população mais consciência sobre a higiene pessoal e também cuidado com o meio ambiente, sobretudo durante a temporada.
“Importante para evitar esse tipo de episódio”, disse ele. “O Aquaman é o Protetor dos Mares e o Rei de Atlântida, então ele diria para não poluir as águas pois também existe a vida marinha. [Nesses casos] o Aquaman ficaria triste com a população e clamaria pela conscientização”.
Aquaman do Guarujá
O motorista passou a se caracterizar como Aquaman há aproximadamente dois anos, quando um grupo de fãs de super-heróis o abordou na saída de um cinema, mostrando a semelhança dele com o ator Jason Momoa, que interpreta o personagem.
Desde então, Gabriel Meira participa de eventos geeks e ganha o carinho do público. “Eu me sinto realmente um herói”, disse. “[Sinto] muita satisfação ao ver a garotada e perceber como [ela] fica agitada, querendo fotos e abraços”.
Surto na cidade
Alessandra Lucchesi, diretora da Divisão de Transmissão de Doenças da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, afirmou que os órgãos competentes estão apurando a fonte de contaminação. “É necessário esclarecer que nesse momento não temos como afirmar que é uma virose. Nós sabemos que é uma gastroenterite, mas não sabemos a causa, se é vírus, bactéria ou parasita”.
- Gastroenterite
De acordo com Alessandra, a gastroenterite é uma doença que vai causar sintomas no aparelho digestivo. “Por isso, são sintomas associados ao vômito, à dor de barriga, por assim dizer, à dor abdominal, ao quadro de diarreia por si só. Em alguns casos, também é possível verificar, além da dor abdominal, uma dor de cabeça ou até mesmo febre”.
- Transmissão
Em relação à transmissão, a diretora da Divisão de Transmissão de Doenças informou que pode ocorrer de forma direta, pelo contato com a fonte do problema (vírus, bactéria e parasita) ou de forma indireta, pegando de outras pessoas contaminadas.
“Para esses casos (de gastroenterite) em específico, (são) duas fontes de contaminação propriamente ditas: Consumo de alimentos contaminados, potencialmente contaminados, e principalmente também a via fecal-oral”, apontou Alessandra.
Hospitais lotados e farmácias zeradas
Na cidade de Guarujá, várias pessoas se dirigiram às unidades de saúde relatando o problema entre o fim do ano e o início de janeiro. As unidades de saúde estão lotadas e nas farmácias as pessoas já têm dificuldades para encontrar medicamentos usados no controle dos sintomas.
De acordo com a Prefeitura de Guarujá, tanto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enseada como o Pronto Socorro Dr. Matheus Santamaria, popularmente conhecido como PAM da Rodoviária, tiveram aumento de infraestrutura para que os pacientes possam receber o soro intravenoso. Desde a última sexta-feira, as unidades contam com o reforço de mais um médico e um enfermeiro.
Já as unidades da família dos bairros Jardim dos Pássaros, Vila Rã e Cidade Atlântica, que faziam apenas atendimento eletivo das 7h às 17h, agora estão abertas até as 22 horas sem a necessidade de agendamento de consultas.
Como prevenir?
O governo estadual divulgou medidas preventivas a serem adotadas para evitar a Doença de Transmissão Alimentar (DTA) no verão, quando há grande concentração de turistas por conta das festas de fim de ano e férias escolares. Veja:
- Evite alimentos mal cozidos;
- Mantenha os alimentos bem refrigerados, com atenção especial às temperaturas dos refrigeradores e geladeiras dos supermercados onde os alimentos ficam acondicionados;
- Leve seus próprios lanches durante passeios ao ar livre;
- Observe bem a higiene de lanchonetes e quiosques;
- Lave as mãos antes de se alimentar;
- Tenha atenção redobrada com comidas em self-service;
- Beba sempre água filtrada;
- Não consuma gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida.
Também é importante prestar atenção à balneabilidade das praias – que define se o mar está próprio ou não para o banho. O boletim divulgado na quinta-feira (2) indica que, das 175 praias monitoradas no litoral, 38 apresentam condição imprópria. Confira no site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Fonte: G1