Alpinista mostra vista do prédio mais alto do país, em Balneário Camboriú, durante limpeza de fachada; vídeo

Acostumado a estar nas alturas, um dos alpinistas contratados para fazer a limpeza da fachada do prédio mais alto do país, de 290 metros, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, define a experiência como “incrível e desafiadora”.

Em vídeos, Breadlee Alves de Oliveira, sócio de uma empresa especializada em serviços em altura, mostra a vista do edifício One Tower, na Avenida Atlântica, conhecida pelos arranha-céus luxuosos à beira da Praia Central, que passou por uma megaobra de alargamento.

Assista ao vídeo.

“A vista é incrível e compensa cada segundo. A cada dia, vemos um amanhecer diferente do outro. Somos gratos por termos esse privilégio. […] Há momentos que trabalhamos acima das nuvens, e isso é surreal”, revela.

A limpeza no prédio, segundo Breadlee, vai até dezembro. Em 2023, a equipe volta a Balneário Camboriú para fazer polimentos na estrutura.

Alpinista profissional, Breadlee fez trabalhos em altura no maior prédio do Brasil (Foto: Arquivo Pessoal)

Segurança

Ao g1, ele contou que cada trabalho tem sua peculiaridade, mas a segurança é algo que jamais abre mão. Entre os equipamentos usados pelos alpinistas e resgatistas da equipe, há cordas, cadeira tipo paraquedas, capacetes e outros utensílios que são sempre revisados e apropriados a grandes alturas.

“Confio nos equipamentos e, acima de tudo, em Deus, que despertou em mim a paixão pela profissão”, comenta.

Vista do prédio mais alto do país, em Balneário Camboriú (Foto: Arquivo pessoal)

Apesar de estar habituado ao trabalho próximo das nuvens, Breadlee diz que a oportunidade de subir o prédio mais alto do Brasil traz “satisfação e adrenalina”.

“Estamos falando de um edifício de aproximadamente 300 metros de altura, que exige várias manobras complexas, como ascensão, fracionamento, transposição, passagem de corda para outra. Para nós, alpinistas, isso é fácil, fomos treinados e certificados para isso”, comenta.

O One Tower desbancou em altura as torres do Yachthouse by Pininfarina, da Pasqualotto & GT, que ocupavam até então o primeiro lugar no ranking dos prédios residenciais mais altos da América Latina (veja lista abaixo). O prédio é famoso por ter uma cobertura que pertence a Neymar.

Vista do One Tower, prédio mais alto do país (Foto: Arquivo pessoal)

Lista dos mais altos prédios do Brasil

  1. One Tower – Balneário Camboriú/SC – 290 metros
  2. Yachthouse – Balneário Camboriú/SC – 281 metros
  3. Boreal Tower – Balneário Camboriú/SC – 240 metros
  4. Titanium Tower – Balneário Camboriú/SC – 238 metros
  5. Infinity Coast – Balneário Camboriú/SC – 234 metros
  6. Empire – Itapema/SC – 234 metros
  7. Vitra – Balneário Camboriú/SC – 226 metros
  8. Alto das Nações – São Paulo/SP – 219 metros
  9. Sapphire Tower – Balneário Camboriú/SC – 215 metros
  10. Dubai Business – Rio Verde/GO – 210 metros

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas