Ela vai bem no verão, outono, primavera e inverno. Não importa a estação.
A água de coco é fonte de sais mineiras e tem baixo teor de açúcar, sódio e gordura. Por isso, ela é uma ótima alternativa para hidratação, principalmente após a atividade física.
Se tem alguma coisa que combina perfeitamente com as belas praias do Litoral de SP é uma água de coco bem gelada. A bebida é facilmente encontrada em quiosques e barracas de praia. Gelado e pronto para beber, o custo médio de um coco “pé na areia” é de R$ 8,00. Nos supermercados o valor é bem mais acessível, cerca de R$ 2,00 a unidade, sem gelo e fechado.
Nos supermercados você encontra as versões industrializadas. Uma boa notícia: água de coco natural e industrializada são iguais! Olhando os valores nutricionais, não faz diferença, nenhum nutriente é perdido no processo. Apenas o sabor muda por conta dos antioxidantes.
Abaixo, listamos sete benefícios da água de coco para a sua saúde. Confira quais são:
Coração e rim saudáveis
O potássio encontrado na água de coco é um nutriente extremamente importante para manter em equilíbrio a quantidade de sal e água que os rins excretam. Sem o potássio, os rins não conseguem eliminar sódio com eficiência
O excesso de sódio no organismo, por sua vez, retém água e aumenta a pressão arterial, também conhecido como hipertensão.
Rejuvenesce e previne contra o câncer
Contém citocininas, que protegem as células do envelhecimento e previnem contra o câncer.
As citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular, por isso atuam na renovação das células.
Além disso, diminui a possibilidade de surgirem células cancerígenas, devido à rápida divisão celular (quando a célula se divide e dá origem a duas células idênticas, conhecido, também, como mitose).
A divisão celular é o processo responsável pela reposição de células mortas, regeneração dos tecidos saudáveis do corpo e pelo crescimento do indivíduo.
Evita a desidratação
Por apresentar grande quantidade de sais minerais, principalmente sódio e potássio, a água de coco é um hidratante poderoso.
Juntos, sódio e potássio funcionam como uma solução fisiológica capaz de hidratar o corpo e eliminar as impurezas.
Fortalece o sistema imunológico
A água de coco é rica em vitamina C e esta aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microorganismo e estruturas estranhas ao corpo.
Tem cinco minerais essenciais
Potássio, magnésio, cálcio, sódio e fósforo: Essenciais para o bom funcionamento do organismo por formarem uma combinação perfeita.
É digestivo
A flora intestinal agradece o consumo da água de coco.
Os sais minerais (como o magnésio e o potássio) que ela possui ajudam na digestão, agindo contra o intestino preso.
Combustível para os músculos
A água de coco carrega potássio, que ajuda no estoque de glicogênio (combinação de moléculas de glicose que fornece energia imediata para os músculos).
A grande quantidade de potássio também impede o aparecimento de cãibras e espasmos musculares.
Além disso, devido ao teor de eletrólitos, ela ajuda na reposição de minerais que se perdem quando realizamos alguma atividade física.
Conteúdo com informações do site GNT